22/09/2019 às 15h29min - Atualizada em 22/09/2019 às 15h29min

SP e Exército cedem helicópteros para combate à queimadas em MS

Aparelho deixou a base aérea de Araçatuba na manhã deste domingo (22) com destino a Aquidauana

Jones Mário
Helicóptero modelo esquilo pertence à Polícia Militar de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
O governo de São Paulo e o CMO (Comando Militar do Oeste) atenderam pedido do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e cederam helicópteros para auxiliar no combate aos incêndios florestais no Estado.

O aparelho da Polícia Militar paulista deixou a base aérea de Araçatuba na manhã deste domingo (22) e, conforme a Defesa Civil estadual, deve chegar em Aquidauana por volta de 12h. O helicóptero chega com equipe completa da corporação – dois pilotos, dois tripulantes e um mecânico – e é equipado com caçamba de combate à queimadas, com capacidade para até 545 litros de água por lançamento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil sul-mato-grossense, coronel Fabio Catarineli, o helicóptero servirá, principalmente, para levar a tropa até locais de difícil acesso.

Já o helicóptero do Bavex (Batalhão de Aviação do Exército), um Pantera com capacidade para transportar seis pessoas, chegou em Aquidauana às 8h deste domingo. A cidade sedia a Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes do Corpo de Bombeiros estadual, instaurada para operar a força-tarefa com pelo menos 170 militares e civis.

A estratégia para debelação do fogo no Estado já conta com a ajuda de 34 militares e um avião cedidos pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O reforço atua nos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul desde sexta-feira (20).

Neste sábado (21), bombeiros se deslocaram até o Refúgio Ecológico Caiman, na região pantaneira, onde mais da metade da área foi queimada. Equipes do Distrito Federal também seguiram para Rio Negro.

Na quinta (19), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, autorizou empenho e transferência de R$ 214,7 mil para Mato Grosso do Sul. Os recursos serão utilizados para custear o combustível de aeronaves e viaturas empregadas no combate às queimadas.

Dados de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) dão conta de 2.804 focos de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul somente em setembro – maior número desde 2007, quando foram registradas 5.380 queimadas em igual período. No acumulado do ano já são 7.553 pontos de fogo.

Corumbá lidera o ranking de cidades com maior número de focos de incêndio este ano no Brasil, com 3.678. Apenas em setembro, o município pantaneiro acumula 1.174 queimadas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp