A melhora nos índices da pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul começa a refletir na classificação das cidades por cores de bandeira, com a maioria em bandeira laranja, que representa grau de risco médio de contaminação.
Novo boletim do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) foi divulgado nesta quarta-feira (21).
Conforme o mapa situacional, há 41 municípios na bandeira laranja, 32 em bandeira vermelha e seis na amarela.
Não há nenhuma cidade na bandeira verde, de grau de risco baixo, e nenhuma na bandeira cinza, de grau extremo.
Como grande parcela das cidades se enquadram nos riscos alto e médio, as recomendações é que se mantenham as medidas de biossegurança.
“Estamos tendo uma melhora em Mato Grosso do Sul, mas nem por isso você vai poder deixar de usar sua máscara, fazer a sua vacinação dose 2, tem que vacinar a vacinação completa”, disse a secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone.
"Estamos lentamente saindo de um quadro vermelho para um quadro laranja. Precisamos ter um quantitativo de 75%, 80% de pessoas vacinadas, porque só assim o vírus vai deixar de se multiplicar", completou Christinne.
O secretário de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a variante Delta, mais transmissível, está presente no Brasil e em transmissão comunitária.
Dessa forma, ele também pede que a população mantenha o distanciamento social, uso de máscaras e regras de higiene.
"Precisamos avançar o processo vacinal tendo em vista que todos os estados que fazem fronteira com o Ms já tem presença da variante Delta", afirmou Resende.
O Prosseguir é divulgado a cada duas semanas, no entanto, devido ao retorno das aulas presenciais, um novo mapa situacional será divulgado na semana que vem.
Isto porque o percentual de alunos que haverá em cada sala será definido de acordo com dados do Prosseguir.
Para gerar a classificação, são avaliados seis indicadores, cada um com um peso, que gera uma média para classificar a cidade.
São avaliados:
A avaliação dos indicadores é realizada para elaboração de relatórios a serem submetidos à validação do Comitê Gestor do Prosseguir e para gerar a classificação de risco por cores de bandeiras.
Através dessa classificação, são estabelecidas recomendações para municípios referentes ao ritmo de funcionamento das atividades socioeconômicas.