25/07/2021 às 10h04min - Atualizada em 25/07/2021 às 10h04min

Prazer, Olimpíadas! Skate estreia com primeira medalha para o Brasil

Kelvin Hoefler conquista a medalha de prata no skate street, primeiro pódio brasileiro nos Jogos; japonês leva o ouro

CNN
Kelvin Hoefler, medalhista de prata no skate street nas Olimpíadas Foto: Ben Curtis/AP

O início da madrugada deste domingo (25) foi histórico para o esporte brasileiro. O skate chegou às Olimpíadas e, sob muita expectativa diante do encontro entre a cultura da modalidade e o ambiente dos Jogos, rendeu a primeira medalha do Brasil em Tóquio, uma prata do paulista Kelvin Hoefler, de 28 anos.

Kelvin é um dos nomes mais regulares do mundo no street, mas não era exatamente o maior favorito ao primeiro lugar. Foi top-5 nos Mundiais de 2018, 2019 e 2021, e chegou candidato a se manter no grupo de cima e brigar por uma medalha, o que se confirmou.

A medalha de ouro foi para o japonês Yuto Horigome, que teve quatro notas acima de 9 e fechou com 37.18. O bronze ficou com o americano Jagger Eaton, com 35.35.

Depois de décadas de popularização - os X Games, uma espécie de Olimpíadas dos esportes radicais, teve sua primeira edição em 1995, e no ano seguinte foi um dos temas do encerramento dos Jogos de Atlanta-96 -, o skate finalmente se inseriu no maior encontro esportivo do planeta. Sempre com uma questão: como manter suas características tão próprias?

"Bem-vindos ao nosso mundo", escreveu nas redes sociais a lenda Tony Hawk, presente em Tóquio como comentarista de TV, assim que a competição teve início. Em entrevista ao site das Olimpíadas, ele chegou a admitir que jamais imaginaria, como uma criança que era tão criticada pelo interesse no skate, que um dia iria vê-lo nos Jogos Olímpicos.

Sequência

As quatro disputas do skate têm a mesma programação: as preliminares começam 20h30, e a final fica para às 00h25 ou 00h30 (horários de Brasília). Na noite deste domingo (25) é a vez do street feminino, onde o Brasil é bastante favorito com seu trio - Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni. A competição park feminina é na noite de terça (Isidora Pacheco, Dora Varella e Yndiara Asp correndo por fora) e a park masculina na noite de quarta (Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas, com boas chances de pódio para o país).

Giovanni Vianna, brasileiro do skate, nas Olimpíadas

Giovanni Vianna, brasileiro do skate, nas Olimpíadas

Giovanni Vianna participou da competição do street, terminando em 12º
Foto: Ben Curtis/AP

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp