25/07/2021 às 10h23min - Atualizada em 25/07/2021 às 10h23min

Daniel Cargnin vence Covid-19, supera israelense e leva bronze no judô

Doença tirou brasileiro do Mundial, em junho, e atrapalhou preparação para as Olimpíadas; judoca homenageou a mãe após a conquista

CNN
Daniel Cargnin comemora a conquista do bronze no judô até 66kg Foto: Vincent Thian - 25.jul.2021/AP

Foram menos de dois meses entre o diagnóstico positivo para a Covid-19, que o deixou de fora do Mundial em Budapeste (Hungria), até a estreia olímpica com direito a uma vitória sobre o líder do ranking mundial e a primeira medalha do judô brasileiro nas Olimpíadas 2020.

O gaúcho Daniel Cargnin, 23, 13º no ranking mundial, conquistou a medalha de bronze na categoria até 66 kg após superar o israelense Baruch Shmailov, oitavo melhor do mundo. Ele começou a luta de forma mais combativa que o adversário e encaixou um golpe que lhe deu um waza-ari, administrando a vantagem até o fim.

Esua trajetória até o bronze, ele surpreendeu ao bater o italiano Manuel Lombardo, atual líder do ranking na categoria, nas quartas de final; antes, havia derrotado o egípcio Mohamed Abdelmawgoud e Denis Vieru, da Moldávia.

Cargnin só perdeu na semifinal quando caiu diante do japonês Hifumi Abe, quinto colocado do mundo e eventual vencedor da medalha de ouro -- ele superou Vazha Margvelashvili, da Geórgia.

Luta contra a Covid-19 e lesões na pandemia

Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, Cargnin contou à TV Globo, logo após ganhar o bronze, que sua preparação para as Olimpíadas 2020 foi atrapalhada por lesões - além, é claro, do baque de ter contraído o novo coronavírus pouco antes da disputa. Ele acabou ficando de fora do Mundial em Budapeste, que ocorreu em junho.

“Desde o começo da pandemia, machuquei duas, três vezes, e pensei: ‘por que não está dando certo?’”, contou. Ele agradeceu à mãe, Rita, pelo apoio dado desde o início de sua carreira no judô, e especialmente no período em que se recuperava da Covid-19. “Me esforcei bastante nesse tempo. Fiquei na casa da minha mãe, que me deu esse suporte. Falei para ela que, quando passar a Olimpíada, independentemente do que acontecer, eu posso voltar para casa”, disse.

"O que eu queria agora é ligar para minha mãe e falar que valeu a pena. Eu lembro uma vez que eu estava voltando de um treino quando eu era pequeno, estava apanhando muito no treino. E ela falou: ‘Dani, vamos sair para comer algo e amanhã é um novo dia’."

Daniel Cargnin, medalha de bronze em Tóquio

Além da prata no Pan de 2019, o brasileiro de 23 anos, nascido em Porto Alegre, chegou aos Jogos após ter participado de dois Mundiais -- foi quinto colocado em Baku-2018 e nono em Tóquio-2019. Foi campeão mundial júnior em 2017.

Israelense Baruch Shmailov tenta dar golpe no brasileiro Daniel Cargnin

Israelense Baruch Shmailov tenta dar golpe no brasileiro Daniel Cargnin

Brasileiro Daniel Cargnin (de quimono azul) em luta com o israelense Baruch Shmailov, que valeu o bronze
Foto: AP Photo/Vincent Thian

Judô é a modalidade mais premiada do Brasil nas Olimpíadas

O esporte de luta de origem japonesa foi o que mais assegurou medalhas na história do Brasil nos Jogos Olímpicos: 23, incluindo o pódio conquistado hoje por Cargnin. São quatro ouros, três pratas e 15 bronzes.

A tradição do judô brasileiro nas Olimpíadas também se reflete no retrospecto do país na competição. São dez edições consecutivas, desde Los Angeles-1984, que o Brasil conquista uma medalha nos Jogos. A primeira delas havia ocorrido 12 anos antes, em Munique-1972, com o bronze de Chiaki Ishii, nascido no Japão e naturalizado brasileiro.

Brasileira perde na segunda rodada

Larissa Pimenta foi a outra atleta do Brasil no judô neste domingo (25), na categoria até 52 kg. Ela estreou vencendo a adversária polonesa Agata Perenc, mas foi eliminada da disputa de medalhas ao ser derrotada por Uta Abe, do Japão, na segunda rodada.

No primeiro dia de disputas, no sábado (24), o Brasil ficou sem medalhas. Tanto Gabriela Chibana (até 48 kg) quanto Eric Takabatake (até 60 kg) venceram a luta de estreia e caíram no segundo combate.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp