29/07/2021 às 16h49min - Atualizada em 29/07/2021 às 16h49min

IBGE aponta que comércio de Mato Grosso do Sul perdeu 16% das lojas em 5 anos

Em 2019, a atividade comercial do Estado gerou R$ 70,22 bilhões de receita operacional bruta, maior valor já registrado

De acordo com a Pesquisa Anual de Comércio (PAC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio de Mato Grosso do Sul perdeu 16,6% das lojas entre os anos de 2014 e 2019.

Além disso, o comércio perdeu também 1,5% dos trabalhadores no mesmo período.A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) é realizada desde 1996, ela retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no país.

As informações são usadas para análise e planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.

Em 2019, eram 18.514 lojas no Estado, apresentando uma redução de 2,53% em relação a 2010, quando eram 18.996 unidades. A redução foi ainda maior em comparação com 2014, quando eram 22.214 unidades, taxa de 16,6%.

Ainda em 2019, eram 2.360 unidades no comércio de veículos, peças e motocicletas; 2.409 unidades de comércio por atacado; e 13.745 unidades de comércio varejista.

O varejo teve a maior redução quando comparado a 2014, com queda de 22,9% (eram 17.839 unidades). Por outro lado, o comércio por atacado teve acréscimo de 364 unidades locais (aumento de 17,7%).

Conforme a pesquisa, o comércio perdeu 2.122 trabalhadores (-1,56%) nos últimos 5 anos e o varejo, que mais emprega trabalhadores no setor comercial, teve redução de 4,1%.

Cenário diferente no atacado, que teve avanço em cinco anos de 10,7%, sendo 18.320 pessoas ocupadas em 2019. Desta forma, o seguimento se manteve como o segundo que mais emprega. 

Em terceiro foi o comércio de veículos, peças e motocicletas, que subiu 2,9%, ficando com 16.023 pessoas ocupadas.

O comércio empregou 135.807 pessoas em 2019, sendo 74,7% no comércio varejista, 13,5% no comércio por atacado e 11,8% no comércio de veículos peças e motociclistas.

 
 

No ranking nacional com o número de pessoal mais ocupado, Mato Grosso do Sul se manteve na mesma posição do anterior, em décimo quinto.

A gerente de Análise e Disseminação do IBGE, Synthia Santana afirmou que a perda no comércio no período foi consequência da crise econômica vivenciada pelo país.

“O setor de comércio, especialmente o varejo, tem uma dependência forte do consumo interno do país. Durante o período de crise, percebemos, em vários indicadores macroeconômicos, a ligação entre a queda no setor varejista e os indicadores de desemprego no país, a retração no consumo das famílias e o endividamento”, explica.

Salários do setor atacadista

Ao todo, entre salários, retiradas e outras remunerações, as empresas do Estado pagaram R$ 3,1 bilhões em 2019.

O número representa aumento de 153% em comparação com os últimos dez anos dos gastos realizados pelo setor em 2010 (R$ 1,2 bilhão).

Quando analisado a participação por segmentos, o comércio varejista ocupou o primeiro lugar no ranking. O setor pagou mais da metade dos valores destinados aos salários, retiradas e outras remunerações, totalizando 65,6% em 2019.

Em relação aos últimos dez anos, esse segmento também apresentou aumento nos gastos com as remunerações do pessoal ocupado, indo de R$ 805 milhões em 2010 para R$ 2,06 bilhões em 2019, crescimento de 155%.

 

Receita bruta

Em 2019, a atividade comercial do Estado gerou R$ 70,22 bilhões de receita operacional bruta, maior valor já registrado. Foi um aumento de 5,4% em relação a 2018, e de 153,8% em relação a 2010. 

Do montante total de 2019, 35,18 bilhões (50,1%) vieram do comércio por atacado, R$ 28,25 bilhões (40,2%) do comércio varejista e R$ 6,79 bilhões (9,7%) do comércio de veículos, peças e motocicletas.

O setor que mais teve aumento em sua receita bruta na última década foi o de comércio por atacado, se comparados temporalmente. O aumento foi de 195% entre 2010 e 2019, subindo 7% de 2018 para 2019.

O Estado também apresentou pico na margem do comércio em 2019, definida pela diferença entre a receita líquida de revenda e o custo de mercadorias vendidas, chegando a R$ 12,66 bilhões naquele ano.


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