09/08/2021 às 09h59min - Atualizada em 09/08/2021 às 09h59min

Entidades firmam acordo de gestão compartilhada do Parque Nacional do Pantanal

Ministro de Meio Ambiente esteve presente e também falou sobre medidas de prevenção a incêndios na região

Cumprindo agenda ambiental no Estado, o ministro de Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Leite, encontrou-se na sexta-feira (6), em Corumbá, com o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro, Jaime Verruck, e representantes de outras entidades para discutir medidas de proteção e fomento ao turismo no Pantanal sul-mato-grossense.

Foram assinados acordos de cooperação entre o Ministério de Meio Ambiente, o ICMBio, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a Polícia Miliar Ambiental (PMA) para que haja uma cogestão do Parque Nacional do Pantanal. A reserva federal ambiental passa a ser gerida pelo Instituto e contará com a fiscalização do Governo do Estado, por meio da PMA.

O secretário Jaime Verruck destacou o alinhamento entre Governo Federal e a gestão estadual nas ações de preservação ambiental, que contam com o apoio essencial das entidades representativas do setor. “A partir desta cogestão do Parque Nacional do Pantanal, passa a haver uma utilização de turismo ecológico. Abrimos a possibilidade de integrar gestão e turismo. O mundo precisa conhecer o Pantanal como destino turístico e esse visitante precisa conhecer essa reserva do Pantanal. Esse ato com certeza impacta na preservação ambiental, mas também no fomento ao turismo”, afirmou o titular da Semagro.

O ministro Joaquim Álvaro Leite destacou que o Governo Federal está focado em contribuir para a preservação ambiental e reconhecer o trabalho de quem contribui para o meio ambiente. Adiantou que sua pasta deve lançar um programa de crescimento verde, como um compromisso do presidente da República em remunerar quem cuida e protege florestas.

“Minha missão é de contribuir para que o mundo pare de falar das fragilidades, mas passe a ver as potencialidades ambientais brasileiras. É um desafio cuidar de um bioma como este sem recurso, mas juntos vamos conseguis prevenir os incêndios e alcançar os melhores resultados em uma ação integrada entre Governo Federal e Governo do Estado”, disse o ministro.

Representando o Instituto Homem Pantaneiro, a secretária-executiva Letícia Larcher ressaltou que a ONG tem 20 anos de história e é responsável pela proteção de 70 mil hectares de reservas particulares que se conectam ao Parque Nacional do Pantanal mato-grossense, formando um grande corredor de biodiversidade.

“Com os incêndios de 2020, aprendemos a unir esforços e hoje reconheço importantes parceiros. Para 2021, seguimos com o compromisso da Brigada Alto Pantanal, com a validação do Grupo de Resgate Técnico Animal [Gretap] e com a oportunidade de desenvolver um Plano Operativo de Combate a Incêndios na Serra do Amolar, ainda a ser aprimorado”, concluiu.

O encontro também marcou a parceria entre o ministério e o IHP no combate às queimadas em Mato Grosso do Sul. O primeiro acordo prevê a realização de aceiros – faixas ao longo das cercas em que a vegetação é eliminada da superfície do solo, evitando a passagem e a proliferação do fogo –, um novo sistema de monitoramento de embarcações e o impulso a pesquisas científicas sobre o impacto do fogo no Parque Nacional. O acordo firmado com o Governo do Estado terá sua integração realizada pela PMA e compreende todo o Pantanal no estado.

(Com informações da assessoria da Semagro)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp