25/08/2021 às 08h16min - Atualizada em 25/08/2021 às 08h16min

Terceira dose em idosos e profissionais de saúde começa na sexta-feira

Inicalmente, serão imunizados idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde que tomaram duas doses até 31 de março

A aplicação da terceira dose de vacinas contra a Covid-19 deverá começar nesta sexta-feira (27), em idosos e profissionais de Saúde de Mato Grosso do Sul.

A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante live nesta quarta-feira (24).

Inicialmente, serão vacinados idosos com 80 anos ou mais e profissionais de saúde da linha de frente, que foram os primeiros grupos a serem imunizados, no início da campanha.

Conforme Resende, uma reunião será realizada ainda hoje para definir o processo de vacinação já com as novas remessas de vacina que irão chegar ao Estado.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a dose de reforço deveria começar em setembro, pois a prioridade é avançar na segunda dose.

No entanto, Resende afirma que Mato Grosso do Sul deve iniciar o reforço na imunização antes.

“O Ministério da Saúde está apontando para dia 15 de setembro, mas MS está bastante avançado, já terminamos em todos os municípios a vacinação das pessoas acima de 18 anos”, disse.

Conforme o secretário, nova remessa de vacinas chega amanhã e o processo já será iniciado na sexta.

O objetivo é aplicar a dose de reforço em todos os idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde da linha de frente, mas haverá um calendário, assim como houve para primeira e segunda doses.

“O quantitativo não vai dar para fazer todos eles ao mesmo tempo, então idosos a partir de 80 anos e profissionais de saúde, precisamos ter completado o ciclo vacinal há seis meses, ou seja os que tomaram as duas doses até o dia 31 de março deste ano”, explicou Resende.

 

Resende voltou a afirmar que há estudos que demonstram que, a partir do sexto mês de imunização, o grau de imunidade tem decaído, principalmente nas pessoas mais velhas.

Como dito anteriormente, a terceira dose será de vacina diferente das primeiras, ou seja, quem foi imunizado com Coronavac receberá Pfizer, quem tomou Pfizer receberá Coronavac, e assim por diante. 

Para idosos acima de 65 anos, não é recomendada a aplicação de AstraZeneca.

De acordo com o presidente do Conselho de Secretarios Municipais de Saúde (Cosems), Rogério Leite, reunião da Comissão Intergestores Bipartite foi realizada na manhã desta quarta e todos optaram por iniciar o reforço da imunização ainda em agosto.

A previsão da Secretaria de Saúde era começar essa vacinação em setembro. No entanto, haverá a antecipação e a vacinação irá avançar gradativamente, por faixa etária.

“Ela [terceira dose] trará uma maior segurança para a população e para os profissionais de saúde, já que as altas taxas de transmissão estão diretamente relacionadas ao surgimento de novas variantes. Quanto mais o vírus se multiplica, mais variantes surgem", disse Rogério Leite.

"A terceira dose visa reduzir ainda mais a sobrecarga potencial com uma onda Delta que certamente virá nos próximos meses ou semanas”, complementou.

 

Nesta quinta-feira (26), Mato Grosso do Sul deve receber 74.690 doses de vacina, entre Pfizer e Coronavac.

Este quantitativo será dividido para os 79 municípios, para então, iniciar o processo da aplicação da terceira dose em idosos e profissionais de saúde que completaram o ciclo vacinal há seis meses.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp