17/12/2021 às 17h58min - Atualizada em 18/12/2021 às 13h20min

Investimentos de Jundiaí na primeira infância ganham destaque internacional

O município ainda elaborou o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI)

DINO
https://urban95.org.br/

Os investimentos da cidade de Jundiaí na primeira infância, por meio do programa Cidade das Crianças, foram abordados em evento internacional de lançamento da edição deste ano do Early Childhood Matters. A apresentação da temática foi realizada pelo prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado. Já o evento foi realizado no dia 2 de dezembro.

"Em nossa cidade, levamos muito a sério a convivência da criança em áreas verdes, em contato com a natureza, e isso vai ao encontro de investimentos que fizemos nos últimos anos, como a construção do Mundo das Crianças e o modelo do desemparedamento das escolas", diz o prefeito. "Cidade desenvolvida é aquela que cresce com sustentabilidade, pensando na infância. Cidade boa para a criança é boa para todos", acrescenta.

Na edição deste ano, além de temas que perpassam a primeira infância, o jornal abordou ainda a crise climática e outros pontos que foram discutidos na COP 26, em Glasgow, há pouco tempo. "A edição de 2021 foi planejada para criar uma ponte para a conversa entre líderes, especialistas e ativistas que trabalham com clima e a primeira infância", aponta a diretora-executiva da Bernard van Leer Foundation, Cecilia Jones. "Artigos de todo o mundo demonstram o que está em jogo para os bebês nascidos hoje se deixarmos de agir, mas também o que é possível quando adotamos uma abordagem coletiva e intersetorial."

Plano Municipal da Primeira Infância

Ainda sobre o tema da primeira infância, a cidade de Jundiaí também elaborou, de forma intersetorial, o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). A iniciativa é um compilado de compromissos assumidos pela prefeitura da cidade com as crianças locais, realizando atividades e projetos conectados pelo programa Cidade das Crianças.

O plano possui 106 ações e foi realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade, da prefeitura, do qual fazem parte os representantes de várias unidades de gestão ligadas à estruturação da política pública. Além disso, o plano ainda teve a participação de consultorias de órgãos de renome no setor, como a Fundação Bernard van Leer, responsável pela Rede Urban95 - da qual a cidade de Jundiaí é signatária.

O município integra a rede latino-americana Cidade das Crianças e conta com várias iniciativas já em desenvolvimento, com ações diretas na política da infância, como o Mundo das Crianças, investimentos na Escola Inovadora e avanços nos números de saúde de crianças.

Na cidade, a política para criança é trabalhada de forma intersetorial, abordando pontos essenciais, como a previsão orçamentária no Plano Plurianual do Município (PPA) e diretrizes de governança, para que as estratégias pensadas sejam, de fato, feitas. Em relação à questão socioassistencial, o PMPI também busca garantir os direitos de crianças e adolescentes, assim como proteger contra possíveis violações e violências.

O plano é válido por 10 anos e tem como foco crianças de zero a seis anos, os seus cuidadores, gestantes e sociedade de forma geral. Um dos objetivos centrais é a implantação de prontuário integrado da primeira infância, unindo indicadores e alertas em determinadas vertentes, como saúde e educação, por exemplo.



Website: https://urban95.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp