24/01/2022 às 11h10min - Atualizada em 24/01/2022 às 11h10min

Receita de chipa: Ensina como fazer a brasileira e a paraguaia

Receita de chipa: Ensina como fazer a brasileira e a paraguaia

Renata Fontoura
Primeira Página
Chipa paraguaia em formato de argola. (Foto: Reprodução/Colecionador de Sacis)

Cadê os apaixonados por chipa? Oseparou duas receitas deliciosas desse prato típico de Mato Grosso do Sul: a chipa paraguaia e a brasileira. 

Chipa Paraguaia 

A receita é de Mirna Torres, paraguaia que vive há 35 anos em Campo Grande. Hoje, aos 57, casada, mãe de duas mulheres, faz sucesso com a receita, tanto na família, quanto para o dia da Nossa Senhora de Caacupe, também conhecida como Virgem Azul, considerada padroeira do Paraguai.

 

LEIA MAIS:

Chipa reproducao

Chipa reproducao

Chipa paraguaia em formato de argola. (Foto: Reprodução/Colecionador de Sacis)

Ingredientes 

  • 2 quilos de polvilho doce
  • ½ quilo de farinha de milho 
  • 800 gramas de margarina
  • 12 ovos (comum ou caipiras)
  • 1 litro de leite 
  • sal a gosto (uma colher de sopa)
  • 1 quilo de queijo minas 
  • 1 quilo de queijo mussarela
  • 200 gramas de erva doce 

Modo de Preparo 

Antes de tudo, pré-aqueça o forno em 200°C. Após isso, pegue uma bacia/tigela e misture o polvilho com a farinha de milho. Com as mãos, abra um meio na massa e acrescente a margarina e os ovos. Nunca pare de mexer! Depois, adicione o polvilho aos poucos. Coloque os queijos ralados. Quando perceber que a massa está ficando com aspecto seco, comece a adicionar o leite, aos poucos. Quando perceber que ela está consistente, sem esfarelar, está perfeita! 

Mirna e a familia

Mirna e a familia

Mirna Torres, vestida de vinho, e sua linda família. (Foto: Arquivo Pessoal)

Formato 

Agora é hora de escolher o formato da sua chipa paraguaia. A Mirna sempre escolhe a argola. Mas também existe a losango, meia lua (ou ferradura), alongada, trançada, ou até mesmo em formato de animais. A receita acima dá em torno de 30 chipas!

Cozimento 

Em uma fôrma de sua preferência, leve as chipas ao forno pré-aquecido. O tempo de assar é de 40 minutos. Porém, depende do aparelho usado: tradicional ou elétrico. Se todas estiverem douradas e quase (quase!) criando aquela camadinha craquelada, é porque estão prontas para serem degustadas. 

chipas

chipas

Chipa brasileira. (Foto: Reprodução/Blog Ana Maria Brogui)

Chipa brasileira

Para quem acha que ela é igual a paraguaia, está enganado! Segundo o professor de gastronomia especialista em cozinha brasileira e cozinha regional e sul-mato-grossense, Adriano Torres, existe diferença entre as duas. Por exemplo, o tipo de polvilho, a gordura, quantidade de leite. 

“No Paraguai, a chipa fica mais sequinha, durinha, crocante. Aqui já nos acostumamos a comer mais macias. E misturamos polvilho doce e azedo: essa é a diferença básica”, explica Torres. 

Ingredientes 

  • 200 ml de leite integral 
  • 100 gramas de manteiga sem sal 
  • 3 ovos 
  • 200 gramas de polvilho azedo 
  • 300 gramas de polvilho doce
  • 500 gramas de queijo curado 
  • 3 gramas de sal 
Adriano Torres

Adriano Torres

Chef Adriano Torres. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Modo de preparo

Separe os ingredientes. Depois, rale o queijo e já pré-aqueça o forno a 160°C. Em uma tigela, misture os polvilhos, a manteiga, o queijo e os ovos. Em seguida, ajuste o sal conforme o queijo, já que a maioria são salgados. Solve a mistura adicionando o leite aos poucos, até formar uma massa fina, homogênea e bem bacia. Após esse processo, modele com 50 gramas cada chipa e deixe no formato de ferradura. Em uma assadeira, coloque cada uma delas. É importante haver espaço entre elas, pois irão crescer. Feito isso, leve para assar no forno pré-aquecido até ficar levemente dourado. Depois de cerca de 25 minutos, sirva as chipas quentes. Conforme Torres, esse é o jeito mais interessante de degustar essa iguaria brasileira e paraguaia! Nesta receita produz 25 chipas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp