02/05/2022 às 11h19min - Atualizada em 02/05/2022 às 11h19min

Eleições 2022: prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira

Eleições 2022: prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira

O prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira (4). Quem quiser votar nas eleições deste ano deve ficar atento a essa data, que é quando a Justiça Eleitoral deve concluir o cadastro de todo o eleitorado que vai poder participar das eleições em outubro.

Também termina nesta quarta o prazo para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor, no caso de transsexuais ou travestis.

Esse prazo é válido ainda para idosos e pessoas com mobilidade reduzida pedirem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

LEIA MAIS

Veja como regularizar o título de eleitor  

Os procedimentos referentes ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser feitos pela internet, por meio do Atendimento Online ao eleitor.

Por meio da internet é possível pagar multas eleitorais atrasadas e pedir a revisão de dados, no caso de títulos cancelados, por exemplo. Mais de 6 milhões de títulos foram cancelados entre 2018 e 2021.

Porém, quem teve o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria não precisa se preocupar, porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu em abril os efeitos do cancelamento por causa da pandemia de covid-19. Com isso, esses eleitores poderão votar em outubro.

A Lei das Eleições prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data é 5 de maio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp