29/09/2022 às 09h24min - Atualizada em 29/09/2022 às 09h24min

Eleições 2022: tudo que você precisa saber pra votar

O eleitor precisa ficar atento às regras para comparecer à zona eleitoral. Algumas irregularidades podem acarretar o impedimento de votar

O primeiro turno das Eleições 2022 é neste domingo, 2 de outubro. O eleitor precisa atentar-se à preparação para o dia da votação. Um eventual segundo turno nas unidades federativas vai ocorrer no dia 30 de outubro. Neste conteúdo elaborado pelo Primeira Página, você ficará por dentro dos horários, local de votação, o que pode levar, ordem de votação e dúvidas sobre vestimenta.

Sendo assim, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Amazonas vão começar o processo eleitoral às 07h, no horário local.

No Acre, e em alguns municípios do Amazonas o início será ainda mais cedo. Às 06h, no horário local.

Consulta ao local de votação
No domingo, 156 milhões de eleitores devem comparecer à urnas. A consulta ao local de votação está disponível no Portal do TSE, no whatsapp (chatbot do TSE) ou por aplicativos da Justiça Eleitoral. Confira cada um.

Os horários de início e final de votação em todo o Brasil seguirá o fuso de Brasília. É a grande novidade para este ano. O Brasil tem quatro fusos horários diferentes. Na Capital Federal, o horário será das 08h às 17h.

No Portal do TSE, o eleitor deve ir na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

Já no e-Título, aplicativo móvel gratuito para telefones celulares, funciona como a via digital do título de eleitor. Para visualizar o local de votação nesse app, precisa clicar em “Onde Votar”, no menu principal.

No chatbot do WhatsApp, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078.

O que levar
No local de votação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade, passaporte, carteira profissional, certificado de reservista e carteira de trabalho ou habilitação.

Segundo o TSE, é obrigatório levar, também, o título de eleitor ou o aplicativo e-Título no celular, que estará disponível para download na loja de aplicativos até este sábado (1°). Certidões de nascimento ou casamento não valem como prova de identidade.

O que não levar
Na cabine de votação, é proibido o uso de celulares, assim como máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de rádiocomunicação ou qualquer outro dispositivo que pode comprometer o sigilo do voto.

Enquanto estiver votando, esses objetos devem ser deixados com o mesário. Em caso de recusa, o eleitor não poderá votar.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp