30/09/2022 às 12h41min - Atualizada em 30/09/2022 às 12h41min

Veterano da 2ª Guerra Mundial morre perto de completar 101 anos

André Ragalzi era de Bela Vista e foi um dos mil sul-mato-grossenses que foram para a Itália em 1944

Geisy Garnes
André morreu aos 100 anos (Foto: Exército Brasileiro)
Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, André Ragalzi morreu na noite dessa quinta-feira (29), em Campo Grande. O pracinha estava a poucos dias de comemorar os 101 anos de história e morava em Jardim – cidade a 224 quilômetros da capital.

A morte de Ragalzi foi comunicada pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira nesta sexta-feira (30).

As causas não foram divulgadas, mas segundo a nota, ele estava em Campo Grande na noite de sua partida. Nascido em 30 de novembro de 1921, Ragalzi embarcou para a Itália como saldado por Mato Grosso do Sul no 6º Regimento de Infantaria Regimento Ipiranga, no ano de 1944. Retornou em julho de 1945, como herói de grandes batalhas em solo estrangeiro

Só em 1967 foi realmente reconhecido pelo estado brasileiro e recebeu o título de “ex-combatente” da 2ª Guerra Mundial. Em entrevista ao G1MS, há cerca de três anos, o pracinha contou dos dias difíceis que passou. “Para voltar pro Brasil, só por Deus. Eu não tinha esperança”, revelou. Mas André voltou e ao longo da vida ganhou diversas medalhas em reconhecimento pela dedicação ao país durante a guerra.

Em 1944, mil pracinhas deixaram Mato Grosso do Sul com destino a Itália, com a morte de Ragalzi, apenas permanece vivo. No começo do mês, dia 6 de setembro, outro ex-combatente morreu em Campo Grande. Agostinho da Mota se foi aos 96 anos e deixou um legado de luta e alegria pro onde passou.

Com Ragalzi não foi diferente.

“Permita-nos, Sr André Ragalzi, agradecer-lhe, escrevendo o seu nome nos livros de História e transmitindo os seus dignificantes exemplos de cidadania e patriotismo à nossa juventude, para que também eles possam viver cem anos, 100 medo de viver, 100 medo de lutar e 100 medo de ser feliz Porque pessoas como o Senhor fazem de qualquer dia, como o de “hoje”, não uma ocasião de derrota ou de tristeza, mas uma oportunidade de vitória, em que se celebra a vida. Que Deus o receba em sua infinita glória”, escreveu a associação em homenagem ao ex-combatente.

André Ragalzi é velado nesta sexta-feira (30) na Capela da Pax Universal, em Aquidauana. O sepultamento será durante a tarde no Cemitério do Centro da cidade.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp