04/11/2022 às 10h46min - Atualizada em 04/11/2022 às 10h46min

Casos de Covid-19 na China atingem maior número em seis meses

Novos casos transmitidos localmente subiram para 3.871 nesta quinta-feira (3), de acordo com dados regulares divulgados pela Comissão Nacional de Saúde, o maior desde o início de maio

China divulgou, nesta sexta-feira  (4), o maior número diário de novos casos locais de Covid19 em seis meses, à medida que os surtos se ampliavam, levando as autoridades a seguir uma linha ainda mais tênue entre conter o vírus e controlar os angustiantes problemas sociais e econômicos.

Os novos casos transmitidos localmente subiram para 3.871 nesta quinta-feira (3), de acordo com dados regulares divulgados pela Comissão Nacional de Saúde, o maior desde o início de maio, quando Xangai lutava contra seu pior surto e Pequim lutava para conter um.

Quase três anos após o início da pandemia, a China aderiu a uma rigorosa política de contenção da Covid-19 que causou danos econômicos crescentes e frustração generalizada.

As restrições e lockdowns tornaram-se mais frequentes com a disseminação da altamente transmissível cepa Ômicron. As fronteiras da China permanecem em grande parte fechadas.

A Bloomberg News informou nesta sexta-feira (4) que a China estava trabalhando em planos para descartar um sistema que penaliza as companhias aéreas por trazer casos de vírus para o país, citando pessoas familiarizadas com o assunto, dizendo que o esforço é um sinal de que as autoridades estão procurando maneiras de aliviar o impacto de suas políticas para Covid-19.

A China ainda precisa descrever quando ou como começará a sair de sua abordagem atual. No início desta semana, as ações chinesas saltaram após rumores de que a China estava planejando uma reabertura das restrições rígidas da Covid-19 em março.

As tensões domésticas aumentaram constantemente este ano, à medida que as intermináveis ​​restrições e lockdowns alimentaram a infelicidade da população.

A cidade central de Wuhan, onde a pandemia começou, impôs uma série de bloqueios depois que os números de novos casos chegaram novamente a dois dígitos na semana passada.

Vídeos mostrando protestos barulhentos dentro de um complexo no distrito de Hanyang, em Wuhan, na noite de quinta-feira, foram compartilhados nas mídias sociais nesta sexta-feira, com moradores furiosos sendo vistos derrubando barracas de socorro e pedindo o fim do bloqueio.

Multidões nos vídeos, que a Reuters não pôde verificar imediatamente, podem ser ouvidas gritando: “Dê-nos liberdade, dê-nos liberdade!”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp