01/03/2023 às 16h10min - Atualizada em 01/03/2023 às 16h10min

Concessão de rodovias federais em MS e Malha Oeste serão discutidas em Brasília nesta semana

Governador ressaltou que projetos são prioritários na área de Infraestrutura do Estado

Trecho da Malha Oeste sucateado, em Campo Grande - Gerson Oliveira

Projetos de concessão para a iniciativa privadas das rodovias BR-262, 267 e 060, além da Malha Oeste e relicitação da BR-163, em Mato Grosso do Sul, serão discutidos ainda nesta semana, em Brasília.

A informação foi dada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), durante agenda na manhã desta quarta-feira (1º).

Segundo Riedel, a discussão deve ocorrer na sexta-feira (3).

"Sexta-feira o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente) e o secretário Hélio Peluffo (Infraestrutura) estarão em Brasília com a Agência Nacional de Trasnporte Terrestre (ANTT) para discutir a concessão das rodovias federais", disse.


"Uma das discussões é a relicitação de parte da Malha Oeste e ferrovias, acrescentou.

Segundo Riedel, a malha ferroviária e a concessão de rodovias são algumas das prioridades do governo 

"Esses são os dois grandes focos que nós temos hoje em relação a infraestrutura que dependem do Governo Federal", concluiu.

Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, no fim de janeiro, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB-MS) afirmou que irá acompanhar as solicitações dos projetos estruturantes de Mato Grosso do Sul junto ao governo federal.

"Se estiverem, obviamente, dentro dessas prioridades, as concessões da BR-163 e da BR-262, bem como a malha ferroviária e a fábrica de fertilizantes nitrogenados, todas elas serão incorporadas como projetos a serem abarcados pelo PPI ou serão consideradas prioritárias para o governo federal", disse Simone na ocasião.

Em reunião de governadores com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, no dia 27 de janeiro, Riedel também solicitou que a União invista na duplicação da BR-262 para fortalecer a interligação da Rota Biocêanica.

Segundo o governador, a duplicação, construção de terceira faixa e toda a revitalização da rodovia é o eixo central para o Estado, que faz parte da rota de acesso a Ponte Brasil-Paraguai pela Rota Bioceânica.

Ele também pediu prioridade na relicitação da Ferrovia Malha Oeste, que liga Três Lagoas a Corumbá e Campo Grande até Ponta Porã.

"Sua revitalização e a nova concessão deste importante eixo por viabilizar o escoamento e venda de produtos, as commodities do Mato Grosso do Sul, pelo Atlântico”, afirmou na data da reunião.

“ A Malha Oeste quando ela foi concessionada, empresa que assumiu a concessão acabou não investindo por entender que não havia viabilidade econômica. Hoje a realidade é outra. Por isso buscamos  antecipar a concessão para um novo projeto até porque volume de carga hoje é completamente diferente", disse.


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