15/03/2023 às 17h09min - Atualizada em 15/03/2023 às 17h09min

Cheia rende fotos lindas e traz esperança para o Pantanal de MS

Na região do Pantanal de Nhecolândia, onde há dois anos animais lutavam em busca de água, o cenário agora é outro

Maressa Mendonça
Estrada tomada pelas águas na região do Pantanal da Nhecolândia (Foto: André Bittar)
Para quem viu a seca que castigou o Pantanal sul-mato-grossense nos últimos três anos, contemplar a água dos rios transbordando é sinônimo de esperança. As chuvas intensas que atingiram o Estado no último mês resultaram nas cheias em alguns pontos da maior planície alagável do mundo e renderam belas imagens. Confira:

Na região do Pantanal, em Miranda, o rio Salobra não transbordava há dois anos, mas as águas voltaram a subir e deixaram as passarelas para os pedestres da Pousada Refúgio da Ilha submersas. Além disso, o verde das árvores ficou mais intenso.
Refugio da Ilha alagado

Refugio da Ilha alagado

Água do rio Salobra transbordou (Foto: Maurício Copetti)

“Mesmo assim não está ocorrendo o pico que costumava ocorrer. São pequenos pulsos de cheia, sem serem prolongados como antes”, comenta o cineasta e ambientalista, Maurício Copetti, responsável pelas imagens da pousada.

refugio da ilha 06 mauricio copetti

refugio da ilha 06 mauricio copetti

Transbordamento do rio Salobra na Pousada Refúgio da Ilha (Foto: Maurício Copetti)

Mudança de cenário também na região do Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá, onde as estradas se transformaram em verdadeiros rios. Acostumado a frequentar a região da Fazenda Barranco Alto há três anos, o fotojornalista André Bittar, de 30 anos, tinha presente na memória os efeitos da seca e agora comemora os efeitos da cheia.
 

Espetáculo da Natureza

Ele lembra de ter presenciado cenas tristes como a de pássaros se arriscando na beira dos rios desesperados e quatis cavando o solo, ambas espécies em busca de água. Também viu muitos jacarés desnutridos. “Essa chuva é uma bênção”, resume ele, que enfrentou alguns perrengues nesta viagem de quase 16 horas. “Foi surreal!”, diz.

Tucano em busca de água

Tucano em busca de água

Tucano em busca de água nos tempos de estiagem (Foto: Arquivo/André Bittar)

“Vi muitos pássaros voando, a quantidade de rãs e sapos que essa chuva traz. Você vê outras espécies de pássaros muito perto de você. É uma loucura de vida”.

André Bittar, fotojornalista e fotógrafo da natureza
Cheia no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá

Cheia no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá

Cheia no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá (Foto: André Bittar)

Cheia atípica

O pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Carlos Padovani, opina que a beleza do Pantanal tem muita relação com o fato de ser uma região heterogênea.
 

Sobre esta cheia, por exemplo, ele afirma ainda não ter sido registrada na centenária régua da Marinha em Ladário, que mede quando o Rio Paraguai extravasa, porque está ocorrendo em pontos isolados do Pantanal.

Cheia no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá

Cheia no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá

Verde intenso das árvores chama atenção em época de cheia (Foto: André Bittar)

Normalmente, as cheias que ocorrem nos rios de MS são resultado dos transbordamentos dos rios do estado vizinho, Mato Grosso. “Esse ano inverteu. Ao invés de chover mais no norte, choveu no sul”, resume.

Nas regiões do Pantanal de Paiaguás e Nhecolândia as cheias são resultado exclusivamente de chuvas e não tem relação com extravasamento de rios. É o que está ocorrendo neste momento.

Cheia no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá

Cheia no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá

Estrada tomada pelas águas (Foto: André Bittar)

O pesquisador afirma que as cheias deste ano no Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul não devem ser tão intensas quanto as que ocorreram em 2011, até porque a tendência é que as chuvas diminuam a partir de agora. Mesmo assim haverá uma certa infiltração das águas no solo que deve amenizar os efeitos da seca registrada nos últimos anos.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp