28/03/2023 às 11h29min - Atualizada em 28/03/2023 às 11h29min

Turismo de MS volta com tudo e tem melhor desempenho em oito anos

Retomada dos principais destinos de Mato Grosso do Sul foi até mais acelerada do que o esperado pelo segmento turístico

BÁRBARA CAVALCANTI
Volume de turistas em destinos como Bonito segue cada vez maior - Divulgação

A atividade turística de Mato Grosso do Sul teve o melhor ano em quase uma década de registros.

Dados do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (Oteb) mostraram que a taxa de ocupação em hotéis, de janeiro a fevereiro deste ano, já supera muitos anos anteriores à pandemia: em janeiro, os hotéis tinham ocupação de 79%, enquanto, em fevereiro, a média de ocupação atingiu 55%. É a melhor média verificada desde 2015. 

Em 2019, antes de a Covid-19 chegar ao Brasil, as taxas de janeiro e fevereiro chegaram a 75% e 45%, respectivamente. A ocupação em hotéis no ano passado inteiro foi a melhor desde 2015, registrando média anual de 58%.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, afirmou que as atividades superaram as projeções de retomada esperadas pelo setor.

“Foi por causa de diversos fatores. Primeiro, claro, tivemos o desejo reprimido das pessoas de poder viajar, principalmente após a suspensão das restrições com as vacinas. Além disso, no ano passado, a novela ‘Pantanal’ também gerou curiosidade nas pessoas de outras regiões do País de conhecer o local. Ainda, tivemos em 2021 a captação do voo direto para o aeroporto de Bonito partindo de Congonhas. Além disso, temos várias ações de divulgação on-line e off-line e os destinos estão muito bem preparados para lidar com as normas sanitárias”, detalhou.

‘“Isso é uma ótima notícia, porque, nas nossas projeções, esperávamos uma retomada mais lenta, mas esse retorno tão forte surpreendeu, e muito”, comemorou Wendling.

De acordo com o Oteb, apenas no município de Bonito, em janeiro deste ano, foram registrados 34.800 visitantes, enquanto, em 2022, o município recebeu 30.220.

Já em fevereiro deste ano, 21.883 pessoas visitaram o destino em comparação às 15.861 no mesmo mês de 2022. Antes da pandemia, em 2019, o número de turistas no período foi de pouco mais de 27 mil e de 14 mil, respectivamente, em janeiro e em fevereiro.

Dados da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC), divulgados pela Federação do Comércio de Estado do Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), mostraram que a alta temporada deste ano representou aumento de 2% em relação ao nível de atividade registrado em fevereiro de 2020, primeiro ano da pandemia no País.

Isso seria resultado direto do impacto do retorno das atividades sem as restrições sanitárias.

“Em 2022 e 2023, as taxas de ocupação dos hotéis das principais cidades turísticas de MS já superam 50%, portanto, as expectativas são bastante positivas”, comenta a economista da Fecomércio-MS, Regiane Dede de Oliveira. Já a CNC projeta um crescimento de 2,5% no setor ao longo deste ano.

O segmento do turismo foi uma das atividades econômicas mais afetadas pela pandemia da Covid-19 e já dava sinais de recuperação no ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviço (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2022, o volume de receitas do setor já tinha avançado 29,9% em relação a 2021.

Em dezembro do ano passado, foi registrada uma alta de 4,1%, considerada o melhor resultado para o período desde o início da apuração da pesquisa, há 11 anos.

“O aumento inédito de serviços que compreendem o segmento do turismo consolida um cenário de recuperação depois da pandemia e aponta o potencial do setor para gerar o crescimento de que o País tanto precisa”, confirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Empregos

Segundo o responsável pelo estudo da CNC, Fabio Bentes, esse processo de recuperação provocou também impactos significativos no mercado de trabalho formal. De acordo com a pesquisa, entre março e agosto de 2020, o turismo teve de eliminar 470 mil vagas formais no Brasil.

Do mesmo modo, Regiane revelou que “MS emprega mais de 40 mil pessoas nas atividades caracterizadas como turísticas. Entre 2020 e 2021, registramos mais de 10% de redução do volume de empregos gerados pelo segmento, e só se olharmos para as atividades diretamente ligadas ao turismo. Então, esse porcentual é muito maior”.

Já nos meses subsequentes foram criados aproximadamente 465 mil postos de trabalho, ou seja, quase voltando ao patamar anterior. “A expectativa é de que esse movimento anule a retração da força do mercado de trabalho ainda dentro desta alta temporada”, aponta Bentes.

Neste ano, entre as admissões e os desligamentos, a projeção da CNC é de um saldo de 84 mil vagas.

Saiba: Em fevereiro, Bonito teve recorde de turistas - Dados divulgados pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (Oteb) apontam que o município turístico, localizado a 297 quilômetros da Capital, recebeu 21.883 turistas em fevereiro deste ano. O volume de visitantes na cidade é um recorde para o mês.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp