28/03/2023 às 16h33min - Atualizada em 28/03/2023 às 16h33min

Com visitas de 330 mil brasileiros e 3 mil estrangeiros, Bioparque comemora 1 ano de inauguração

Atualmente, o Bioparque Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo; maior aquário público do Brasil; maior laboratório de pesquisa da ictiofauna neotropical do mundo e o único aquário do Brasil com controle de acessos e gerenciamento de sistemas

NAIARA CAMARGO

Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, completa um ano de inauguração nesta terça-feira (28). O complexo foi inaugurado em 28 de março de 2022 e aberto o público em 2 de maio de 2022, após 11 anos em obras.

De acordo com dados divulgados pela diretoria do Bioparque, em um ano, o aquário recebeu 333.861 visitantes, sendo 330.523 brasileiros (99%) e 3.338 estrangeiros (1%).

Dos brasileiros, 240.379 são de Campo Grande, 43.401 de Mato Grosso do Sul e 46.740 de outros estados brasileiros.

O complexo recebeu visitas de 91 países, 27 estados brasileiros (26 unidades federativas + Distrito Federal), 2.550 municípios brasileiros e dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Em 2022, o mês com maior número de visitantes foi dezembro (38.800), seguido por setembro (36.386), agosto (33.596), outubro (32.404), julho (31.641), novembro (29.501), junho (28.391) e maio (22.237).

O Bioparque Pantanal recepcionou 47.241 alunos de 704 escolas espalhadas pelos 72 municípios do Estado.

Além disso, houve 151 visitas institucionais em um ano, sendo 90 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 25 da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), 17 da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), 13 do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e 6 da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Também houve 57 visitas técnicas realizadas pelas áreas de Biologia, Engenharia de Aquicultura, Zootecnia, Veterinária, Arquitetura, Engenharia Civil e Turismo.

Em março de 2022, existiam 12.500 animais e 220 espécies. Atualmente existem 359 espécies e 40 mil animais.

Ao todo, 37 espécies se reproduziram em 12 meses. Desse número, 7 são reproduções inéditas para a ciência mundial e 6 inéditas para a ciência brasileira.

Um exemplo de grande relevância é a reprodução do cascudo viola, espécie ameaçada de extinção, com primeiro registro de reprodução no mundo.

Localizado nos altos da avenida Afonso Pena, o Bioparque Pantanal é, atualmente, o maior aquário de água doce do mundo; maior aquário público do Brasil; maior laboratório de pesquisa da ictiofauna neotropical do mundo e o único aquário do Brasil com controle de acessos e gerenciamento de sistemas automatizado.

De acordo com a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balistieri, os 12 meses de funcionamento do complexo de águas foi um sucesso.

“Além de proporcionar um lugar bonito, a gente está agregando conhecimento a esses visitantes que passam por aqui e estamos contribuindo também com a questão da sensibilização e da conscientização ambiental”, declarou.

“Nós temos o resultado concreto do trabalho que foi desenvolvido aqui na questão da pesquisa, da conservação, da sustentabilidade, da bioeconomia”, finalizou.

A revista estadunidense Time classificou o Bioparque Pantanal como um dos destinos de viagem mais extraordinários do mundo.

O local está entre os 50 melhores do mundo, que oferecem aos visitantes uma experiência extraordinária diferente de qualquer outra.

O completo tem 19 mil m² de área construída, cinco milhões de litros de água e 239 tanques. As despesas do Bioparque somam R$ 1,2 milhão mensais.

O local começou a ser construído em maior de 2011, na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB).

Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra. O valor total investido foi de R$ 230 milhões, de acordo com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

CONCESSÃO

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), está em diálogo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conceder o Bioparque Pantanal à iniciativa privada.

O objetivo é contratar uma empresa para administrar, gerenciar e explorar comercialmente o local. Neste caso, os deveres do governo do Estado seriam apenas os de comandar a parte científica e educacional do complexo.

De acordo com o chefe do executivo estadual, o processo deve levar pelo menos um ano, mas que as tratativas "estão avançando bem".

Com isso, o Bioparque Pantanal permanecerá com entrada gratuita nos próximos meses e continuará sendo administrado pelo governo do Estado.

A ideia é que também haja um programa de concessão de parques, que engloba Parque das Nações Indígenas, Parque do Prosa, Bioparque Pantanal e Museu de Arte Contemporânea.

“Uma discussão que possa atrair o capital privado para poder gerenciar todos esses equipamentos [Parque das Nações Indígenas, Parque do Prosa, Bioparque Pantanal e Museu de Arte Contemporânea] e investir, oferecendo ao cidadão sul-mato-grossense condições muito melhores de lazer, entretenimento e conhecimento”, disse o governador em 22 de março de 2023, durante Solenidade de Abertura XV Dinapec - da Embrapa para o Produtor.

O pronunciamento foi feito na manhã desta quarta-feira (22) na Solenidade de Abertura XV Dinapec - da Embrapa para o Produtor.

Em 2014, foi feito um edital de concessão do local, antes mesmo das obras serem concluídas, que teve como vencedor o Grupo Cataratas, gestor do Cristo Redentor (RJ) e Cataratas do Iguaçu (PR).

Entretanto, após oito anos da assinatura do documento, quando as obras finalmente foram concluídas, o Grupo desistiu de administrar o Bioparque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp