18/05/2023 às 19h06min - Atualizada em 18/05/2023 às 19h06min

"Foi evitada uma tragédia" diz Secretário de Educação sobre ataque em escola de Campo Grande

Adolescente que esfaqueou a mãe de um aluno e tentou invadir escola estava com quatro facas e uma marreta

ALANIS NETTO, PATRICK ROSEL
Gerson Oliveira/Correio do Estado

O Secretário Municipal de Educação de Campo Grande, Lucas Bitencourt, afirmou que no início da tarde desta quinta-feira (18) "foi evitada uma tragédia" na Escola Municipal Bernardo Franco Baís.

A fala se deve ao fato de que o segurança da escola, que preferiu não ter o nome divulgado, agiu de imediato e conseguiu imobilizar o jovem de 15 anos que esfaqueou a mãe de um aluno e tentou entrar na escola para atacar outros estudantes.

Em entrevista ao Correio do Estado, o homem, que trabalha há 2 anos no local, afirmou que o jovem esfaqueou a mulher na frente do colégio, e em seguida tentou correr para dentro do prédio, onde foi imobilizado.

Anderson Gonzaga, secretário especial de segurança e defesa social, considerou a atitude do segurança "heróica", e também destacou a eficácia da ação das equipes que foram até o local.

"Ele fez a imobilização do autor, acionou as equipes de segurança (tanto a Guarda Civil quanto a Polícia Militar) e ambas chegaram de imediato para o atendimento. As equipes tiveram 4 minutos de tempo de resposta", destacou.

O agressor estudou na Escola Municipal Bernardo Franco Baís até o ano passado, quando terminou o Ensino Fundamental II. Como a unidade não possui o Ensino Médio, ele precisou pedir transferência para uma escola da Rede Estadual de Ensino.

 

No momento do ataque, o ex-aluno estava com uniforme da Rede Estadual de Ensino, e carregava uma mochila com quatro facas e uma marreta.

"O aluno não tinha incidentes de bullying ou alguma situação de atos de suspensão, e aparentemente é um aluno que tinha uma tranquilidade na vida escolar", destacou o secretário. "Então realmente agora a gente está fazendo todo o levantamento possível para identificar com o nosso núcleo de inteligência o que motivou a vinda desse ex-aluno até a escola".

"A Polícia Civil está apurando se procedem as informações dele e o banco de dados, já que ele foi um aluno que foi acompanhado por essa escola, para ver o passado dele" acrescentou Gonzaga.

Declarações iniciais apontam que o ataque teria intenção de atingir alunos que estavam dentro do prédio.

Vítima

O secretário especial de segurança e defesa social, Anderson Gonzaga, afirmou que a vítima, uma mulher de 46 anos, não corre risco de vida, e deixou o local estável.

"A princípio foi um corte bem superficial, graças a Deus ela não corre risco e, aparentemente, saiu daqui estando bem", informou.

Informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência revelam que a vítima, retirada do local pelo Corpo de Bombeiros, sofreu apenas sofrimentos leves. 

Agressor

O menor de idade foi levado à Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Adolescente (Deaij), e ainda prestará depoimento.

A Polícia Civil informou que as circunstâncias do fato e suas motivações estão sendo esclarecidas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp