19/06/2023 às 17h57min - Atualizada em 19/06/2023 às 17h57min

Mato GroMato Grosso do Sul terá novo Distrito Sanitário Indígena, diz Geraldo Resendesso do Sul terá novo Distrito Sanitário Indígena, diz Geraldo Resende

Mato Grosso do Sul terá novo Distrito Sanitário Indígena, diz Geraldo Resende

A garantia de implantação de um novo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Mato Grosso do Sul para atender as aldeias situadas na Região da Grande Dourados, Cone-Sul e Fronteira é um dos resultados da vinda de técnicos do Ministério da Saúde a Dourados, na sexta-feira da semana passada.

A afirmação é do deputado federal Geraldo Resende, articulou a vinda das autoridades e que, desde que assumiu novo mandato em fevereiro deste ano, levou a Brasília a reivindicação dos povos indígenas sul-mato-grossenses.

“Foi uma agenda extremamente positiva. Tivemos a garantia do secretário de Saúde Indígena Ricardo Weib Nascimento, de que os estudos para a implantação do segundo DSEI em nosso Estado já começarão a ser feitos para verificar o tipo de estrutura necessária”, explica Geraldo Resende.

De acordo com o parlamentar, essa foi apenas uma das decisões resultantes da vinda das autoridades do Ministério da Saúde. Outra garantia dada pelo secretário de Atenção Primária Nésio Fernandes de Medeiros foi a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na Aldeia Bororó, em substituição à denominada informalmente de “Zelik Trajber”, que se encontra em condições precárias, tanto para atendimento quanto para a atuação da equipe de saúde e que vai demandar um investimento de R$ 7 milhões. 

“Atualmente a estrutura dessa unidade está completamente deteriorada, falta saneamento básico e até há esgoto correndo a céu aberto, mesmo tendo que atender a mais de 4.200 pacientes”, explica o parlamentar.

Uma terceira vitória da agenda nas aldeias douradenses, na avaliação do deputado, é o compromisso do governo federal de planejar a alocação de um quantitativo de profissionais do programa “Mais Médicos” para a comunidade indígena sul-mato-grossense.

“Fico muito feliz com o resultado dessa agenda em Dourados, porque junto com os representantes do Ministério da Saúde, foi possível dialogar com lideranças locais nas unidades básicas de saúde, no Hospital da Missão Caiuás e nas casas das famílias indígenas”, salienta o parlamentar.

A construção dessa importante agenda de trabalho vinha sendo trabalhada havia mais de três meses. De fevereiro até agora, Geraldo Resende esteve reunido com os ministros Nísia Trindade (da Saúde), Sônia Guajajara (dos Povos Indígenas), Sílvio Almeida (dos Direitos Humanos e da Cidadania), Cida Gonçalves (das Mulheres) e Jader Filho (Cidades).

Além dos técnicos de Brasília, a agenda em Dourados contou com a participação do Subsecretário de Políticas Públicas para os Povos Originários Fernando de Souza; da Secretária Adjunta da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Governo do Estado Viviane Luiza; e  da vice-reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Cláudia Lima, além de dezenas de lideranças entre caciques, vereadores indígenas da região e profissionais da saúde que atuam nas aldeias de Dourados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp