19/06/2023 às 14h31min - Atualizada em 19/06/2023 às 20h00min

Sistema endocanabinoide canino é aliado da saúde dermatológica de cães

O sistema recém descoberto é o maior regulador bioquímico do organismo, pode ser estimulado com suplementos e auxiliar no tratamento e prevenção de dermatites

SALA DA NOTÍCIA Assessoria

"As dermatites são doenças frequentes na rotina clínica – representam cerca de 40% dos casos atendidos na clínica veterinária de pequenos animais -problema que é potencializado pela chegada do inverno, pois nos dias frios o ar fica mais seco, levando a queda de pelos, ressecamento da pele e excesso de lambedura. Hoje a medicina veterinária já conhece mecanismos na própria fisiologia animal que podem ser estimulados para prevenir inflamações e até a coceira, como é o caso do sistema endocanabinoide", aponta Rafael Traldi, médico-veterinário, Mestre em Biotecnologia e consultor da Pearson Pets.

 

Ele explica que o sistema existe naturalmente no corpo de mamíferos, inclusive dos humanos. "Devido a sua complexidade, o sistema ainda é fruto de estudos, mas sabe-se que ele é o maior complexo de regulação bioquímica presente em todos os seres vivos. Encontrado em praticamente todos os animais, sua atuação se dá em diversos processos fisiológicos, regulação de apetite, dor, movimento, função imunológica e crescimento ósseo. Ele é ativado por meio de substâncias canabinoides, como a própria cannabis e o PEA (palmitoiletanolamida, Biotina, Zinco e Vitamina C), uma espécie de canabimimético, ou seja, que se comporta como um canabinoide, extraído do óleo de palma e manipulado em laboratório, mas com atuação nos mesmos receptores da cannabis."

 

Estudo realizado pela Bionnova revelou que a substância Levagen® (PEA – Palmitoiletanolamida), interage com os receptores do sistema endocanabinoide presentes na pele dos cães e, como resultado, age na redução das inflamações, coceira e vermelhidão comuns em dermatites, alergias e outras condições de pele – resultando em maior controle dos problemas dermatológicos. Além disso, o PEA também tem propriedades antioxidantes, que aceleram o processo de cicatrização.

 

A pesquisa foi realizada in vitro sem a presença de animais, apenas com células cultivadas que simulam de forma precisa as inflamações encontradas na pele dos pets", detalha Juliana Novelli, médica-veterinária e gerente de produtos da Pearson Saúde Animal. Pioneiro no mercado, o Nutricore Alivium é um coadjuvante no tratamento de distúrbios dermatológicos em cães, pois é o único suplemento que conta com o Levagen® (PEA – Palmitoiletanolamida), capaz de estimular o funcionamento do sistema endocanabinoide do animal e trazer alívio aos sintomas.

 

Apesar dos diversos benefícios apresentados pela utilização da suplementação, é necessário ressaltar que o diagnóstico da enfermidade segue sendo fundamental, por isso a recomendação é buscar orientações de um médico-veterinário, além de redobrar a atenção no ambiente em que o pet está inserido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp