26/06/2023 às 15h05min - Atualizada em 26/06/2023 às 15h05min

A cada 15 horas, um idoso é vítima de violência em Mato Grosso do Sul

Principal tipo de violência registrada é negligência e abandono

GLAUCEA VACCARI
Principal violência registrada como o idoso em MS é negligência e abandono - Foto: Pixabay

De janeiro até o dia 23 de junho deste ano, 271 casos de violência contra a pessoa idosa foram registrados em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o que significa que, em média, um idoso foi agredido a cada horas.

Os dados ganham destaque durante o mês devido a campanha Junho Prata, de enfrentamento a violências contra as pessoas idosas, através de ações de conscientização sobre a relevância de combater este tipo de violência.

Conforme a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a população acima de 60 anos no Estado é de 384.247, o que corresponde a 13,53% da população total.

Em todo o ano passado, foram contabilizados 937 casos de violência contra idosos.

Neste primeiro semestre, os números somam os 271, sendo a principal violência registrada referente a negligência e abandono.

Ainda conforme a Sejusp, há sete tipos de violência contra a pessoa idosa, sendo:

  • violência física
  • violência psicológica
  • abuso financeiro/patrimonial
  • negligência e abandono
  • violência institucional
  • violência sexual
  • discriminação

Rede de apoio e proteção

Segundo a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaísa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, a violência contra as pessoas idosas é o reflexo de uma sociedade que ainda precisa aprender a valorizar e respeitar todas as etapas da vida humana.

Durante a campanha Junho Prata, o governo do Estado divulgou um fluxograma para promover as redes de atendimento disponíveis para pessoas idosas em situação de violência.

"A maior virtude da construção do fluxograma, é a oportunidade de reunião e construção conjunta de um olhar mais humano às necessidades da pessoa idosa, em todos os aspectos, com a intervenção particular de cada participante", disse a defensora. 

"Um fluxograma que contemple uma rede de atendimento à pessoa idosa tem a importância de dar visibilidade ao trabalho em rede no viés de prevenção, proteção e ação", acrescentou.

O documento apresenta as funções e meios de procurar às redes de atendimento responsáveis pela segurança e garantia da cidadania de pessoas idosas no Estado.

Dentre os locais de atendimento estão a subsecretaria da pessoa idosa, conselhos do direito da pessoa idosa, saúde, assistência social, delegacia de polícia, Defensoria Pública e Ministério Público.

Fluxograma de atendimento à pessoa idosa em situação de violência

Fluxograma de atendimento à pessoa idosa em situação de violência


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp