11/02/2020 às 10h53min - Atualizada em 11/02/2020 às 10h53min

Professores, pais e alunos de 350 escolas vão às urnas em 3 de março

Compra de voto está proibida em campanha para diretor de escola

Eduardo Miranda
Alunos do Ensino Médio, a partir da 8ª série, poderão votar - Valdenir Rezende
 

As eleições para diretor em mais de 350 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul estão marcadas para o próximo dia 3 de março. Os professores que se enquadrarem nos critérios para a candidatura já podem fazer suas pré-inscrições a partir desta terça-feira (11). O prazo encerra-se no próximo dia 18 deste mês. As regras do processo eleitoral foram divulgadas nesta terça-feira, e dentre várias determinações, está proibida a compra de votos no processo eleitoral.  

Poderão se inscrever os profissionais do Grupo de Educação e ocupantes de cargo de especialistas em educação, desde que considerados aptos na “Avaliação das Competências Básicas de Dirigente Escolar’. A inscrição deverá ser feita online, no site da Secretaria de Estado de Educação.  

Publicação da edição desta terça-feira, do Diário Oficial, traz as regras para as eleições. A comissão escolar - órgão que supervisionará o processo eleitoral nas escolas - deverá ser formada nos dias 17 e 18 de fevereiro.  

As chapas deverão inscrever-se entre os dias 20 e 26 de fevereiro, e a campanha começa no dia 27, a primeira quinta-feira depois do carnaval. 

 

CAMPANHA

O período de campanha será compreendido entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março. As regras do processo eleitoral impedem que candidatos abusem do poder econômico no período em que estão autorizados a pedir votos a servidores, alunos e aos pais deles.  

Estão proibidos, por exemplo, eventos para arrecadar fundos para custeio da campanha, nem tampouco o recebimento de donativos de terceiros. Carro de som está proibido, e compra de votos, como era previsto, também. “É vedada às chapas e aos candidatos individuais a utilização de carro de som e a confecção e distribuição de brindes, prêmios, sorteios ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor, e, ainda, qualquer menção aos concorrentes”, impõe um das regras da portaria.

No dia 28 estão previstos eventos que ajudarão os eleitores aptos - servidores, alunos a partir da  8ª série, pais e responsáveis - a escolher seus candidatos. Em cada um dos três turnos, as chapas terão até 20 minutos para expor suas propostas à comunidade atendida pela escola.  

VOTAÇÃO

As eleições estão marcadas para o dia 3 de março. A votação começará às 8h, e terminará às 21h. A apuração deve ser concluída até o dia 4, e o resultado oficial, publicado até o dia 5 de março. A posse das chapas eleitas, está marcada para 23 de março.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp