23/01/2024 às 15h36min - Atualizada em 23/01/2024 às 15h36min

Direito B+: Funcionários são demitidos do Google e inteligência artificial pode ser a razão. Entenda

Especialista em direito do trabalho individual e coletivo, destaca que isso demonstra, na ponta, o descaso com os funcionários enquanto durante todo o contrato de trabalho vendem a ideia de parceiros da empresa.

Funcionários são demitidos do Google e inteligência artificial pode ser a razão. - Foto: Divulgação

 

É preocupante observar a recente onda de demissões em massa realizada pelo Google e outras grandes empresas. Este cenário destaca um problema crescente no mercado de trabalho moderno: o tratamento desumano dos trabalhadores no processo de dispensa.

Vitor Monaquezi Fernandes, 34 anos, sócio da Crivelli Advogados, especialista em direito do trabalho individual e coletivo, destaca que isso demonstra, na ponta, o descaso com os funcionários enquanto durante todo o contrato de trabalho vendem a ideia de parceiros da empresa.

 "O desligamento em massa, sem a devida atenção às necessidades e direitos dos profissionais, viola princípios básicos de respeito e dignidade humana", ressalta ele.

Além disso, Vitor aponta que este episódio serve como um alerta sobre a necessidade urgente de discutir os impactos da inteligência artificial no trabalho. "É inegável que a IA tem transformado o panorama laboral, acelerando a automação e, consequentemente, reduzindo a necessidade de mão de obra humana em diversos setores", destaca o especialista.

Ele ressalta que essa transição não está sendo acompanhada de medidas adequadas para a realocação ou requalificação dos trabalhadores afetados.

Os anos têm demonstrado que o uso desenfreado da inteligência artificial, sem uma estrutura regulatória e sem políticas de apoio aos trabalhadores, pode levar à extinção de postos de trabalho de forma indiscriminada.

“É essencial que as empresas, especialmente gigantes da tecnologia como o Google, assumam a responsabilidade social de mitigar os impactos negativos dessa transição”, enfatiza Monaquezi.

“Há a necessidade de criar mecanismos para garantir que os trabalhadores não sejam deixados para trás na corrida tecnológica, promovendo a educação continuada e a requalificação profissional”, pontua Vitor.

Como sociedade, Vitor Monaquezi Fernandes afirma que devemos exigir que as inovações tecnológicas, incluindo a inteligência artificial, sejam implementadas de maneira que valorize o capital humano e promova um mercado de trabalho mais justo e inclusivo.

“A regulamentação do trabalho envolvendo IA não é apenas uma necessidade legal. É um imperativo ético e social para garantir um futuro de trabalho digno para todos”, ressalta ele.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp