24/01/2024 às 11h14min - Atualizada em 24/01/2024 às 11h14min

Rodovia concessionada pelo Estado utiliza técnica de reciclagem nas obra de recuperação do trecho

Rodovia concessionada pelo Estado utiliza técnica de reciclagem nas obra de recuperação do trecho

A rodovia MS-306, concessionada pelo Governo do Estado, está utilizando uma técnica de reciclagem nas obras de recuperação da estrada. O objetivo é produzir material mais resistente para o tráfego intenso na via e ainda contribuir com o meio ambiente. Estas atividades seguem a marca do Estado, que defende uma gestão verde e sustentável.

De acordo com a Way-306, empresa que administra a rodovia, esta técnica de reciclagem também reduz de forma significativa a extração de recursos minerais e diminui os deslocamentos de caminhões que fariam este serviço. O resultado é menos emissões de gazes poluentes para atmosfera.

Rodrigo Magalhães, responsável pelo projeto, destacou que esta reciclagem ocorre com adição de cimento para reforçar a fundação do pavimento, nos trechos degradados. “O pavimento de toda a rodovia é constituído por uma camada delgada de revestimento asfáltico de até 10 cm apoiada em camadas granulares lateríticas, em sua grande maioria. Estes pavimentos se mostravam insuficientes para suportar o elevado volume de tráfego pesado da rodovia. A reciclagem com a adição de cimento realizada na MS-306 teve espessuras variando de 25 a 30 cm, dependendo do segmento”, destacou.

Ele acrescenta que o material reforça a infraestrutura do pavimento e reduz a sensibilidade à umidade, em relação as camadas que se enfraquecem com a infiltração de água no pavimento. “A reciclagem do pavimento promove melhores condições de conforto e segurança aos usuários da rodovia por um período mais prolongado, reduzindo ainda os investimentos futuros em manutenção do pavimento nestes segmentos”, completou.

Processo de reciclagem

Segundo a empresa, as obras de recuperação com este método começaram desde maio do ano passado, passando por 30,8 km da MS-306. A técnica consiste na trituração da camada de revestimento, junto com a base existente, incorporando os materiais. A máquina nivela o revestimento e base com cimento, para depois ser compactada e regularizada. Depois da secagem, a pavimentação é concluída com o revestimento asfáltico.

“A reconstrução da base por meio da reciclagem com adição de cimento é um processo que renova o aspecto da rodovia, melhora sua capacidade e agrega segurança e conforto aos usuários”, descreve Rafhael Marhold de Oliveira, supervisor de engenharia e obras da empresa.

As etapas do processo de reciclagem incluem o espalhamento do cimento pelo trecho, depois a recicladora faz o processo de homogeneização da camada asfáltica, base existente e cimento incorporado. Na sequência ocorre a compactação da nova camada, por meio de rolos compactadores.

Em seguida a motoniveladora regulariza a superfície, junto com as maquinas de limpeza que removem os materiais excedentes. Depois é aplicada a pintura, que impermeabiliza a camada, protegendo da chuva. Para finalizar o processo tem a aplicação e compactação com o concreto asfáltico e a pintura da sinalização das faixas para liberar o trecho ao tráfego.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS (Com informações Way-306)
Foto: Divulgação/Way-306


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