22/02/2024 às 09h55min - Atualizada em 22/02/2024 às 09h55min

​MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIDADE DA ATY GUASU AO POVO GUATÓ E AO PROF. DR. JORGE EREMITES DE OLIVEIRA

​MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIDADE DA ATY GUASU AO POVO GUATÓ E AO PROF. DR. JORGE EREMITES DE OLIVEIRA

Grande Assembleia dos Povos Guarani e Kaiowá
A  Aty Guasu, Grande Assembleia Geral dos Povos Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul, ciente da nota publicada pelo Conselho de Lideranças do Povo Guató no Guadakan/Pantanal, assinada no dia 02/02/2024, vem a público manifestar apoio e solidariedade aos parentes Guató e ao Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira.  

Nós, lideranças Guarani e Kaiowá, concordamos com a posição das lideranças Guató quanto ao fato de que somente as pessoas indicadas e apoiadas por suas comunidades podem falar em nome de todo o seu povo junto a instituições do Estado Brasileiro. Portanto, pessoas e organizações de fora não possuem legitimidade para isso.

Nosso apoio e a solidariedade são especialmente dirigidos ao cacique Carlos Henrique Alves de Arruda, liderança da Aldeia Aterradinho, Terra Indígena Baía dos Guató, haja vista que ele tem sido desrespeitado por pessoas que não nasceram e não residem naquela comunidade.

O mesmo apoio e a solidariedade são extensivos ao Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira que, por conta da divulgação de um laudo antropológico sobre o assunto, tem sido pressionado e ameaçado de ser processado por pessoas não indígenas, como se fosse algum criminoso. Ameaças desse tipo podem não ficar apenas em palavras e mensagens desaforadas, e por isso alertamos as autoridades sobre a situação.

Mato Grosso do Sul, 15 de fevereiro de 2024.
Aty Guasu – Grande Assembleia dos Povos Guarani e Kaiowá
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp