27/03/2024 às 10h12min - Atualizada em 27/03/2024 às 10h12min

Gaeco prende quadrilha com policiais civis que traficava cocaína em MS

O grupo usava agentes de segurança pública em viaturas oficiais para transportar a droga de Ponta Porã até Campo Grande

NERI KASPARY, DAIANY ALBUQUERQUE E NAIARA CAMARGO
Policiais civis estavam entre os alvos de operação contra quadrilha de traficantes de cocaína; presos foram levados para a Depac-Cepol - Marcelo Victor

Quadrilha envolvida com o tráfico de cocaína em Campo Grande e investigada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) tem entre seus membros, segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) policiais civis, que faziam o transporte do entorpecente de Ponta Porã até a Capital.

De acordo com o Gaeco, que ontem deflagrou a Operação Snow com o objetivo de atingir a quadrilha, os policiais faziam o chamado “frete seguro”, neste caso os agentes públicos transportavam a cocaína em viatura oficial caracterizada, já que os carros oficiais não costumam ser parados em fiscalizações nas rodovias por outras unidades de segurança.

Em setembro do ano passado, os policiais civis Alexandre Novaes Medeiros e Anderson Cesar dos Santos foram flagrados com  538 quilos de cocaína em Dourados, o Gaeco não confirmou se a operação de ontem tem vínculos com o flagrante do ano passado, porém, há indícios de relação. Além deles outros agentes foram alvos. 

No caso dos policiais presos no ano passado, a investigação apontou que aquela seria a sexta viagem que faziam para a mesma quadrilha. Eles buscavam a droga na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai e atravessavam a fronteira. Na época o Gaeco também participou dessas prisões.

OUTRO MODAL

Além dos policiais, o grupo também fazia o transporte de cocaína em meio a cargas lícitas, o que, de acordo com o Gaeco, dificultava a localização do entorpecente, principalmente quando a droga estava em meio a cargas refrigeradas, que são lacrados. 

Todos os carregamentos de carne saem dos frigoríficos ou locais de embarque com lacre que só pode ser aberto no destino final. Nem mesmo a polícia tem autorização para romper estes lacres para fazer vistoria quando desconfia de alguma irregularidade.

“A organização criminosa, altamente estruturada, com uma rede sofisticada de distribuição, com vários integrantes, inclusive policiais cooptados, fazia o escoamento da droga, como regra cocaína, por meio de empresas de transporte, as quais eram  utilizadas também para a lavagem de capitais, ocultando a real origem e destinação dos valores obtidos com o narcotráfico”, diz trecho de nota do Gaeco.

Ainda segundo a investigação, além de usar uma carga lícita como cobertura para transportar a droga, a organização fazia a transferência da propriedade de caminhões entre empresas usadas pelo grupo e os motoristas.

“Desvinculando-os dos reais proprietários, para assim chamarem menos a atenção em eventual fiscalização policial (em regra, a liberação é mais rápida quando o motorista consta como dono do veículo)”, completa a nota.

Em uma série de apreensões feitas ao longo dos últimos meses, as drogas foram encontradas sido inseridas no meio das cargas sem rompimento destes lacres. 

Então, a conclusão dos policiais é de que os traficantes estavam removendo integralmente as portas dos baús sem rompimento dos lacres para conseguirem embarcar as drogas. 

Foi o que aconteceu na descoberta de 1,5 tonelada de maconha que estava em meio a um carregamento de 18 toneladas de carne bovina apreendido no dia 5 de outubro do ano passado em um galpão do Jardim Noroeste, em Campo Grande. A justiça autorizou a doação desta carne para 38 entidades assistenciais, mas depois a decisão foi revista. Porém, 85% já havia sido distribuído.

Antes disso, no dia 25 de abril, agentes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam, na BR-158, em Paranaíba, 484 quilos de cocaína em meio a um carregamento de carne resfriada. O motorista informou que receberia R$ 200 mil pelo transporte. 

A descoberta, segundo informou a PRF à época, só ocorreu porque os agentes constataram excesso de peso no caminhão. Diante disso, ele foi levado a um frigorífico e o lacre foi rompido em local onde havia autorização para ser substituído.

Durante o transcorrer das investigações sobre a quadrilha alvo ontem foram apreendidas cerca de 2 toneladas de cocaína, de acordo com a nota do Ministério Público.

CORREGEDORIA

Além de agentes do Gaeco e da Polícia Militar, a Corregedoria da Polícia Civil também partipou da operação, efetuando a prisão dos policiais envolvidos.

Em nota, a corporação afirmou que trabalha com compromisso de combater o crime.

“A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul tem o compromisso de combater qualquer crime em nosso Estado. Nesse contexto informamos nossa participação na operação em curso conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). No decorrer dessa operação, os mandados de prisão relacionados à prisão e busca e apreensão relacionados a policiais civis foram cumpridos pela nossa instituição, por meio da Corregedoria-Geral da Polícia Civil.Salientamos que, além das medidas de natureza criminal, encontram- se em andamento na Corregedoria procedimentos administrativos para apurar eventuais transgressões disciplinares”, diz a nota.

SAIBA

Batizada de Snow, a operação de ontem contou com o apoio de investigações da PRF e a Corregedoria da Polícia Civil. Dos 21 mandados de prisão preventiva, três tiveram como alvo pessoas que já estão presas. Outros 33 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp