04/04/2024 às 09h16min - Atualizada em 04/04/2024 às 09h16min

Escolas estaduais realizaram eleições dos grêmios estudantis em todo MS

Escolas estaduais realizaram eleições dos grêmios estudantis em todo MS

As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul realizaram a eleição do Grêmio Estudantil, que atua na defesa dos interesses individuais e coletivos dos estudantes, agindo como a voz dos mesmos na escola e permitindo que eles exercitem a cidadania desde a infância, participando ativamente das ações e decisões da comunidade escolar.

Para a diretora da escola José Mamede de Aquino, em Campo Grande, a adesão dos alunos representa o desejo de participarem mais ativamente das atividades escolares, levando até a direção e professores os anseios e dificuldades dos estudantes, como também ideias e propostas para a melhoria do relacionamento entre os alunos e o corpo docente.

"Com o Grêmio os alunos ficam mais empolgados em participar das atividades que a escola oferece, como por exemplo dos jogos interclasses, além disso eles se sentem mais seguros em falar quando alguma coisa não está bem com a comunidade escolar", afirma Juliana da Silva.

Na José Mamede os estudantes puderam escolher entre seis chapas homologadas para a eleição, com o período de campanha acontecendo entre os dias 21 a 27 de março. Os candidatos puderam apresentar suas propostas na escola e, no dia 1º de abril, foi realizada uma assembleia geral com debate entre as chapas. A eleição ocorreu em 2 de abril, terça-feira.

"Eu vejo o grêmio como a nossa voz, as coisas que nos incomodam, as melhorias que queremos na escola vamos passar ao Grêmio e eles levarão para a diretoria, eles na verdade são uma ponte entre os alunos e a direção”, afirma Maria Eduarda Domingues, aluna do 2º ano da José Mamede.

J







á na Escola Estadual José Antônio Pereira, também em Campo Grande, cinco chapas foram homologadas para a eleição, segundo a diretora Melissa da Silva Escobar. Os candidatos ficaram bastante empolgados e engajados com a formação do Grêmio e puderam apresentar para a comunidade escolar suas propostas.

"O Grêmio é uma representação dos alunos com a direção, nem mais que os alunos e nem menos, mas é uma voz ativa junto com a gestão, criticando, pleiteando, auxiliando, ajudando. É o exercício da cidadania, notamos neles o interesse por participar e atuar junto conosco", explica Melissa.

Maria Luíza Mecenas e Carlos Eduardo Martins da Silva, ambos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da José Antônio Pereira, apontaram o Grêmio Estudantil como a representação dos alunos junto a direção e que a eleição já os prepara para a sociedade como um todo.

"O Grêmio é nossa voz, eles levam nossas questões aos professores e a direção", disse Maria Luíza. Já Carlos Eduardo vê o Grêmio como um "preparo para exercer sua cidadania já dentro da escola, podendo escolher seus representantes", afirma o aluno.









De acordo com Adalberto Santos do Nascimento, coordenador de Gestão Escolar da SED (Secretaria de Estado de Educação), o Grêmio Estudantil dentro de uma escola serve para dar vez e voz aos estudantes e também é uma questão de representatividade.

"O Grêmio assume um protagonismo onde o jovem vai ter um momento não só de representar os alunos na escola, mas também trazer as demandas dos estudantes para a comunidade, para que ele se sinta ouvido e também suas reivindicações atendidas. Além disso, ele surge como mais uma entidade que ajuda a direção escolar", explica Adalberto.

Alunos cursando a partir do 6º ano puderam participar das votações. Para compor a chapa, é necessário que o estudante esteja pelo menos no 8º ano. As eleições aconteceram nas escolas dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com a cerimônia de posse dos eleitos ocorrendo já na sexta-feira (5).

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra/SED e Arquivo Escolar


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp