08/04/2024 às 09h30min - Atualizada em 08/04/2024 às 09h30min

Saiba tudo sobre o eclipse solar total desta segunda-feira (08)

Fenômeno vai acontecer entre 16h e 17h no horário de Brasília e pode ser acompanhado por transmissões ao vivo

Giovana Christda CNN
Eclipse solar total visto nos Estados Unidos em 2017 Philip Yabut/Getty Images

Nesta segunda-feira (08), acontece um eclipse solar total que será visível nos Estados Unidos, no México e no Canadá. Organizações como a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Observatório Nacional se organizaram para permitir que todos possam observar o fenômeno por transmissões ao vivo.
Mesmo não sendo 
raro, a comoção acontece por ser difícil um eclipse ser visível no mesmo território em um intervalo pequeno de tempo. Em uma cidade específica, por exemplo, o fenômeno só é visível em sua totalidade a cada 374 anos.
Que horas começa e quanto tempo dura?

O fenômeno começará a ser visível às 15h07 (horário de Brasília), na costa do México (oceano Pacífico), e terminará às 16h46 (horário de Brasília), na costa atlântica do Canadá. A Nasa disponibilizou uma tabela com os momentos em que o eclipse será visível em cada parte dos Estados Unidos.

O eclipse total durará 4 minutos e 28 segundos em uma área a noroeste de Torreón, no México. Quando entrar no território dos Estados Unidos, pelo Texas, sua totalidade será de 4 minutos e 26 segundos no centro da trajetória. No Canadá, o tempo máximo em que o Sol ficará totalmente encoberto pela Lua será de 3 minutos e 21 segundos.

Como assistir?

A Nasa disponibilizará uma transmissão principal, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado.


Por fim, outra forma de assistir será acompanhando os lançamentos dos foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. As decolagens serão entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília) e os foguetes estão programados para saírem com 45 minutos de intervalo.

Além do mais, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português. Veja abaixo a partir de 12h30.

 

 

O que observar?

Não é em minutos que a Lua cobre o Sol. O evento começa com um eclipse parcial, momento em que o sol vai perdendo “fatias”. Cerca de 15 a 20 minutos antes da totalidade, o céu começa a adquirir uma cor estranha e escura, o que significa que o evento está atingindo seu ápice.

No momento em que a Lua começa a passar na frente do Sol, seus raios brilham ao redor da Lua, criando gotas de luz chamadas de pérolas de Baily. Conforme o eclipse vai chegando em sua totalidade, elas desaparecem.

Quando chega o grande momento do eclipse total, é formada uma coroa ao redor da Lua, que é o brilho do Sol que não foi coberto. Estrelas brilhantes ou planetas como Vênus podem brilhar no céu escuro, e a temperatura do ar cairá à medida que o sol desaparecer.

Depois que termina, as pérolas de Baily reaparecerão brevemente antes que o eclipse parcial retorne quando a Lua se move lentamente através do Sol.

Um eclipse solar total é um evento raro?

Ele acontece em média a cada 18 meses em algum lugar do planeta, segundo o Observatório Nacional, entretanto, por percorrerem uma faixa estreita, esse tipo de fenômeno parece raro.

O eclipse será visível no Brasil?

Quem estiver no Brasil não conseguirá observar o evento acontecendo no céu, pois sua trajetória só abrangerá os Estados Unidos, o México e o Canadá.

Quando um eclipse solar total será visível no Brasil?

De acordo com a plataforma The Sky Live, que coleta informações e rastreia os objetos do Sistema Solar, pessoas no Brasil poderão acompanhar o fenômeno em sua totalidade no dia 12 de agosto de 2045. No ano seguinte, em 2 de agosto de 2046, um outro eclipse solar total poderá ser visto no país novamente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp