16/06/2020 às 16h05min - Atualizada em 16/06/2020 às 16h05min

Mais de 25% da população de Aquidauana pegou Auxílio Emergencial

12,05 mil pessoas foram beneficiadas pelo programado do Governo Federal

 

Com uma população estimada em 47,8 mil pessoas, mais de 25% da população de Aquidauana se beneficiou do Auxílio Emergencial do Governo Federal, criado para ajudar os profissionais autônomos durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com os dados do Portal da Transparência, 12,050 mil aquidauanenses foram aprovados no programa e realizaram os saques. Não é possível apontar quantos necessitaram fazer poupança digital (Caixa Tem), usaram contas pessoais ou já eram beneficiários de programas do Governo, como o Bolsa Família.

Para quem lida com pessoas em situação de vulnerabilidade, foi possível perceber que o auxílio de R$ 600 ou R$ 1200, para mulheres chefes de família, acabou sendo usado para gastos realmente básicos para sobrevivência, como água, luz e alimentação. A assistente social Pâmela Souza, e toda a equipe que atua no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da rua Duque de Caxias, conhecem essa realidade.

“Geralmente são pessoas que se enquadram na baixa renda e que sobrevivem muitas vezes com um salário mínimo. Comerciantes que ficaram sem renda devido ao fechamento mais cedo, há os empregados que foram dispensados... Essas famílias acabam se enquadrando para recebimento, o que ajuda a pagar contas essenciais e básicas, evitando que eles venham a passar dificuldades maiores como até mesmo falta do necessário para sobreviver”, relata.

Mas há exceções, de pessoas que tiveram condições de usar o auxílio para coisas não tão emergenciais. “Teve quem pegou o auxílio e acabou gastando com bebidas, festas e outras coisas supérflua que não são emergenciais. Acredito que deviria ter um processo de fiscalização desse auxílio para melhor direcionamento às famílias que realmente precisam”, destaca Pâmela.

Pagamentos

Para quem acabou de ser aprovado no sistema, a Caixa estará realizando o pagamento da primeira parcela nesta terça-feira (16) para nascidos entre janeiro e junho e que estão no último lote de cadastros aprovados pelo governo. Mais de 2 milhões de pessoas que se inscreveram entre 1º e 26 e maio vão receber. 

A partir de amanhã (17), começa o pagamento da 3ª parcela para inscritos no Bolsa Família que têm direito ao auxílio emergencial. Os depósitos seguem o calendário do Bolsa Família, conforme o número final do NIS, e vão até 30 de junho. Confira a tabela:

Não foi divulgado, até agora, o calendário para o pagamento da 3º parcela para os trabalhadores informais que receberam as duas primeiras parcelas pelo Caixa Tem. 

*Matéria contêm informações da coluina de Economia do Uol.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp