02/07/2020 às 09h40min - Atualizada em 02/07/2020 às 09h40min

Dia do Bombeiro: ocorrências atendidas pelos bombeiros de Aquidauana são as mais variadas

De vistorias em prédios a grandes incêndios no Pantanal, atendendo uma área com quatro municípios

Foto: Arquivo Pessoal Capitão Vinicius

Nesta quinta-feira, dia 2 de julho, celebramos o Dia do Bombeiro Brasileiro. Não poderíamos deixar passar sem registrar a importância e necessidade para toda a sociedade do trabalho desses homens e mulheres, que dedicam as suas vidas no resgate e proteção das pessoas.

Em Aquidauana está instalado o 1º Grupamento de Bombeiros Militares Independentes, com um efetivo de 50 militares para atender nosso município, Anastácio, Bodoquena e Miranda. Isso dá uma média de oito a nove socorrista diariamente para atender uma área com uma população estimada em 108 mil. 



“Nossa maior dificuldade é que essa área é bem extensa e as ocorrências são das mais variadas possíveis. Recentemente socorremos pessoas perdidas ou desaparecidas, vítimas de animais peçonhentos na mata, acidentes de trânsito, afogamentos no verão, grandes incêndios como o que tivemos ano passado no Pantanal”. O Capitão Vinicius tentou pontuar todos os tipos de ocorrências que o batalhão atende.

Nascido em São José dos Campos (SP), Vinicius Barbosa Gonçalves se formou na academia de Santa Catarina em 2012. De promoção para promoção, já são dois anos no comando do grupamento de Aquidauana, o que lhe traz satisfação. Principalmente pela grande oportunidade de aprendizado.

“Já tivemos que mergulhar em rios como o Aquidauana, Miranda e até o Rio Negro. Estamos em uma região muitas diversidades de ocorrência. Para mim é uma honra e um aprendizado muito grande. Gosto de estar aqui”, destaca o Capitão.

Mesmo sendo o Dia do Bombeiro, o grupamento acredita que o trabalho deles se torna mais possível por conta de grandes parceiros. Na missão de proteger e atender nossa região, dão apoio os bombeiros o Exército, Polícia Civil e Militar (urbana e ambiental), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e PRF (Polícia Rodoviária Federal). Também as próprias Prefeituras, que dão suporte para os projetos sociais.



“Esse ano está sendo diferenciado porque todos os projetos sociais estão parados e estamos focados no enfrentamento do Covid-19. Nos esforçamos ao máximo para fazer o melhor serviço e atender a sociedade que pode contar com o Corpo de Bombeiros. Estamos sempre de portas abertas”, conclui o Capitão.

O Batalhão fica na região central de Aquidauana, na Rua Leônidas de Matos, 462. Nunca se esqueça: para emergências de qualquer tipo, basta discar 193 gratuitamente que o Corpo de Bombeiros irá te atender! 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp