03/12/2020 às 14h39min - Atualizada em 04/12/2020 às 00h00min

Empréstimos consignados crescem, mas reclamações também aumentam

Beneficiários do INSS devem tomar alguns cuidados ao solicitar o crédito via celular

DINO
https://consig.online/

Em um ano bastante atípico, devido aos problemas causados pela pandemia de Covid-19, os aposentados e pensionistas do INSS contaram com uma série de alterações e incentivos para facilitar o acesso ao crédito consignado.

Vantagens como o aumento de 5% na margem consignável, aprovado em outubro, carência de 90 dias e o maior número de parcelas no empréstimo - agora são até 84 vezes - tinham o objetivo de injetar dinheiro em um dos grupos mais afetados pela paralisação de atividades.

Porém, não bastavam as melhorias liberadas pelo INSS no benefício se o público-alvo pertence ao grupo de risco da doença e, portanto, não poderia comparecer às agências e instituições financeiras para solicitar e contratar o crédito.

Empréstimos consignados digitais

Foi nesse cenário que cresceram no mercado os empréstimos consignados digitais, opções online que permitem fazer todo o processo - da simulação à contratação - por meio da internet, direto de um smartphone, por exemplo.

Alguns portais e aplicativos oferecem suporte e acompanhamento por meio de canais também digitais, como WhatsApp, tornando a negociação mais direta e rápida.

Com essa facilidade para a contratação e as vantagens que a modalidade do consignado oferece aos beneficiários do INSS, os meses de pandemia registaram uma verdadeira explosão de novos contratos.

Só no primeiro semestre de 2020, os empréstimos na modalidade consignado tiveram aumento de 25%  em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o boletim mensal de estatísticas monetárias do Banco Central.

O problema é que ao mesmo tempo aumentaram também, de forma considerável, a quantidade de reclamações e denúncias de fraudes por parte dos aposentados.

São casos de empréstimos realizados sem o conhecimento e aprovação do beneficiário, o que configura prática criminosa, ou de contatos insistentes e indesejados por telefone.

Por isso, os beneficiários do INSS que tiverem o interesse em fazer um empréstimo consignado por celular devem tomar alguns cuidados para fazer uma contratação rápida, clara e segura.

Como fazer empréstimo consignado via celular com segurança?

Quem é aposentado ou pensionista do INSS e pretende fazer um consignado, seja online ou não, deve dar o primeiro passo que é desbloquear esse benefício. A boa notícia é que é possível fazer isso pelo app Meu INSS.

Depois, é importante entender algumas regras do consignado e calcular a margem consignável de cada beneficiário. Vale lembrar que as mudanças de 2020 têm validade apenas até dezembro. Algumas delas são:

  • É possível comprometer até 40% da renda previdenciária, sendo 35% com o empréstimo pessoal consignado e mais 5% no cartão de crédito da modalidade;
  • O prazo para pagamento é de até 84 meses - sete anos
  • Há opções com carência de até 90 dias para começar a pagar

Para saber qual é a margem disponível para comprometer em um empréstimo, o beneficiário também tem a opção de conferir tudo online, pelo app Meu INSS.

Com o desbloqueio do benefício e as informações em mãos já é possível começar a buscar o empréstimo, além de que, fazendo isso, já irá verificar casos de possíveis fraudes e evitar surpresas desagradáveis.

Na hora de escolher com quem buscar o empréstimo consignado online, as dicas são semelhantes a qualquer processo de compra digital:

  • Analise a reputação no mercado: o que dizem os clientes online?
  • As taxas e juros da modalidade são reguladas pelo INSS, portanto suspeite de propostas muito divergentes e sedutoras.

Outra dica antes de fazer a contratação de um consignado digital é fazer uma simulação online. Assim, é possível ajustar as parcelas e valores para as necessidades e possibilidades mais adequadas a cada um.

Na Consig Online, por exemplo, é possível fazer tudo isso de forma online, rápida, descomplicada e segura, começando pela simulação que apresenta os resultados e as propostas mais adequadas na hora.

Depois da simulação toda a negociação é feita de forma online com a apresentação clara de propostas com a garantia de grandes bancos. 

Da contratação à liberação do crédito na conta do solicitante, todo o processo é feito com segurança e clareza para checagem dos dados, evitando fraudes e prejuízos aos beneficiários. No site é possível fazer uma simulação online na hora!



Website: https://consig.online/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp