08/12/2020 às 11h44min - Atualizada em 08/12/2020 às 12h20min

Nutrologia Esportiva: benefícios para a saúde de atletas e amadores

A Nutrologia Esportiva vem ganhando força, cada vez mais profissionais da área médica buscam se especializar nesta área. O nutrólogo do esporte faz toda a diferença na vida do atleta, seja ele profissional ou amador. O especialista em Nutrologia Esportiva examina o quadro de saúde de cada paciente, para assim identificar quais são os possíveis pontos que precisam ser melhorados.

DINO
http://fgmed.org
Nutrologia Esportiva mais saúde para todos

Hoje em dia já se sabe que para se tornar um atleta de alta performance ou para melhorar o desempenho de um atleta amador é necessário ir muito além do treino. Os esportistas, sejam profissionais ou amadores, também precisam ter um cuidado especial com a sua alimentação, além de outras adversidades que devem ser observadas. É aí que o nutrólogo esportivo faz toda a diferença no acompanhamento médico desses pacientes.

Primeiramente é necessário explicar um pouco sobre esta subespecialidade médica. A Nutrologia Esportiva baseia-se nos conhecimentos da nutrologia, da fisiologia e da bioquímica, que estão voltados ao esporte e as atividades físicas. Dentre as principais funções desta especialidade está a promoção da saúde, a melhora do desempenho e otimização na recuperação após a prática atividades físicas.
Além disso, a Nutrologia Esportiva também é uma área em constante expansão acadêmica, tendo a alimentação como um dos fatores mais importantes na conquista dos resultados almejados. O nutrólogo do esporte é o profissional indicado para criar um plano alimentar equilibrado, voltado ao tipo de atividade física ou esporte que o paciente pratica. O médico deverá avaliar o conjunto todo, desde a intensidade, a frequência e o objetivo a ser alcançado.

Só para exemplificar, na consulta o nutrólogo do esporte examina o quadro de saúde de cada paciente, para assim identificar quais são os possíveis pontos que precisam ser melhorados. Com o intuito de ver o que impacta diretamente na performance física durante a realização de exercícios e também na disposição que o paciente terá para outras atividades do cotidiano.
A partir daí, ele já é capaz de montar uma dieta equilibrada, aliada a suplementação que garante o aporte correto de gorduras, vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas necessário para que o corpo se mantenha saudável. Dessa forma, um "atleta amador" aposta na nutrologia esportiva para auxiliá-lo a melhorar sua performance em diversos aspectos, tais como: melhora no sono, recuperação muscular mais rápida, diminuição do percentual de gordura e aumento na vitalidade física e sexual.

O especialista em Nutrologia Esportiva vai mais longe, ele tratará de avaliar o histórico alimentar e as dietas já praticadas pelo indivíduo, ademais de realizar uma avaliação para identificar o consumo habitual dos macronutrientes, diagnosticar possíveis intolerâncias e alergias alimentares, avaliar a composição corporal e pedir exames médicos complementares, tanto laboratoriais como de imagem. Com isso será possível apontar possíveis problemas e empecilhos que estejam prejudicando a performance do paciente. O médico especializado nessa área poderá trabalhar em clubes, academias e agremiações ou em seu consultório particular.
Observando essa necessidade mercadológica de capacitação e qualificação constante no mercado da nutrologia esportiva, o FGMED - departamento integrante do United Faculties Group - oferece o curso de Pós-Graduação em Nutrologia Esportiva, com duração de 12 meses e 432 horas/aulas.

Para finalizar, a especialização é indicada a médicos que desejam investir nesse segmento e conquistar seu público-alvo. O curso é ministrado por médicos pós-doutorados e especialistas, que são capazes de transmitir os conceitos da nutroterapia aplicada à prática da atividade física, do exercício e do esporte. As matrículas já estão abertas.

Para saber mais sobre a especialização em Nutrologia Esportiva e outros cursos de pós-graduação do FGMED, acesse http://fgmed.org ou www.instagram.com/fg_med ou 0800 11 1111.



Website: http://fgmed.org
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp