12/02/2021 às 10h53min - Atualizada em 23/02/2021 às 12h20min

Festival de Jazz Pernambucano oferece oficinas gratuitas on-line

Encontro marcado do dia 18 ao 21 de fevereiro para os amantes do Jazz e da Música Instrumental. É o Panela do Jazz Live, festival de música Pernambucano já consagrado e que agora tem sua edição on-line oferecendo Masterclasses de Sax, Piano, Percussão e Guitarra com artistas consagrados. A edição especial homenageia Moacir Santos, conhecido como Ouro Negro, o patrono da Bossa Nova.

DINO
http://linktr.ee/paneladojazz
Festival de Jazz Pernambucano oferece oficinas gratuitas on-line

A atmosfera inebriante do improviso musical característico do jazz será transposta das ruas para o palco virtual na primeira edição do Panela do Jazz on-line. Após reunir mais de 16 mil pessoas em duas edições, o festival pernambucano desembarca na internet para agraciar os fãs afastados do convívio social por conta do distanciamento obrigatório da pandemia - razão do cancelamento da terceira edição prevista para ocorrer no Recife no ano passado.

O evento de 2021 - acessível para o mundo inteiro - reúne expoentes da música pernambucana cuja trajetória é pontuada por apresentações elogiadas Brasil afora. O primeiro dia da programação conta com shows de Dois de Paus (com participação de Nena Queiroga), Augusto Silva & Frevo Novo e Amaro Freitas Trio. O segundo tem Agláia Costa, Sertão Jazz (com Amanda Cabral e Karol Maciel) e Spok Quinteto (com participação de Maíra e Moema). Os artistas subirão ao palco montado no Fábrica Estúdio - com obediência aos critérios sanitários definidos pelas autoridades - e terão as performances transmitidas ao vivo pela plataforma do Panela no YouTube e nas redes sociais.

Todas as atrações selecionadas para o evento dialogam com o vigor artístico da obra do maestro, arranjador, compositor e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos, homenageado da edição virtual e - caso a pandemia arrefeça com a vacinação - física, prevista para ocorrer no bairro do Poço da Panela, em novembro, durante a Semana da Consciência Negra. O tema deste ano - "A musicalidade instrumental da cultura afro e indígena no experimentalismo do jazz" - é inspirado na vida e na vasta produção do artista nascido em Flores, Sertão do Estado, radicado nos Estados Unidos e consagrado em palcos internacionais através de obras icônicas e parcerias celebradas com nomes da dimensão de Vinicius de Moraes e Kenny Burrell.

A curadoria do Panela do Jazz em 2021 fica a cargo do contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical Bráulio Araújo, uma das metades do Dois de Paus, escalado para o festival. Coube a ele a missão de montar uma grade artística alinhada à essência múltipla da obra de Moacir Santos e exclusivamente preenchida com atrações locais em resposta ao estímulo ao festival proporcionado pela Lei Aldir Blanc - fomento emergencial aprovado pelo Congresso para ajudar a cena musical prejudicada pela suspensão dos shows em virtude da pandemia da Covid-19.

Oficinas

Tornou-se tradição do festival explorar ações educativas, culturais e comunitárias revestidas de relevância social e histórica através da oferta de oficinas musicais gratuitas nos dias anteriores aos shows. Quatro aulas de uma hora cada estão programadas para os dias 18 e 19 de fevereiro e serão ministradas online pelo maestro Spok e pelo pianista Amaro Freitas, no primeiro dia, e pela percussionista Lara Klaus e pelo guitarrista Luciano Magno, no segundo dia (serão às 18h e às 20h).

O festival

Criado em 2018, o Panela do Jazz se firmou no calendário cultural de Pernambuco através da capacidade de harmonizar atrações musicais, cênicas e circenses nacionalmente relevantes com ações educativas, artísticas, gastronômicas, econômicas e ambientais guiadas pela inclusão, pela valorização do patrimônio histórico, pelo respeito à diversidade, pelo estímulo à cidadania e ao desenvolvimento comunitário.

A edição de fevereiro se concentra no empenho solidário para mover a engrenagem da cultura pernambucana e garantir ocupação e visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos artistas do Estado afetados pela paralisação forçada da crise sanitária. É, sobretudo, uma oportunidade de acalentar musicalmente o público afastado dos programas culturais com aglomeração.

"É muito significativo realizar essa edição, tanto para produtores quanto artistas e o público. Voltar o contato com a cena instrumental pernambucana bastante afetada pela pandemia. A música instrumental não é tão popularizada assim e, por isso, os músicos sofreram muito com essa paralisação e o afastamento dos palcos, daí a importância dessa vitrine, para valorizar, respirar. E é uma oportunidade de entretenimento levar música de qualidade à casa das pessoas, levar a cultura pernambucana", avalia o idealizador do Panela do Jazz, o produtor cultural Antonio Pinheiro.



Website: http://linktr.ee/paneladojazz
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp