24/02/2021 às 11h04min - Atualizada em 24/02/2021 às 11h04min

Concessionária que atua em MS consegue autofinanciamento para investir em rodovia

Grupo terá R $ 315 milhões na forma de debêntures; sucesso de PPP da MS-306 abre caminho para novas parcerias no Estado

Rodovia inicia na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e vai até a BR-158, em Cassilândia - Divulgação

A concessionária Way-306 detém a concessão da rodovia estadual MS-306.

 Para viabilizar obrigações contratuais, como obras de melhorias na via, o consórcio trouxe uma novidade de mercado ao conseguir montar um autofinanciamento, ou seja, oferecendo o próprio projeto como única garantia do empréstimo. 

O modelo inédito no setor de infraestrutura pode ser replicado por outras empresas no País.

Conforme nota do Grupo Way Brasil, uma operação de financiamento de longo prazo será sem valor de R $ 315 milhões, publicada a partir da emissão de debêntures (títulos de crédito) no mercado de capitais, coordenada e distribuída pelo Banco BTG Pactual. 

A Way-306 é a primeira concessionária a conseguir no País este modelo de financiamento no setor de rodovias.

“É uma prova de confiança e reconhecimento pelo mercado da qualidade e execução do nosso projeto e no programa de concessões de Mato Grosso do Sul. Essa característica de autofinanciamento, tendo somente como garantias do próprio projeto, Project Finance, é inédita no setor de concessões rodoviárias para projetos “greenfield” e todos os investimentos necessários para viabilização das obras de melhoria e serviços na MS-306 nos próximos anos ” , ressalta o diretor administrativo e financeiro da Way-306, Giovanni Mott.

Pelo contrato de concessão, firmado com o Executivo do Estado, uma concessionária tem uma responsabilidade de obter financiamento para cumprir as obrigações contratuais e executar o Programa de Exploração da Rodovia (PER) no prazo de um ano.

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A secretária especial Eliane Detoni, do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), explica que “este financiamento foi bem-sucedido. Uma recente emissão do mercado de R $ 315 milhões em títulos de dívida recebida o dobro de procura em relação à oferta. Isso vale uma taxa de juros considerada muito boa (IPCA + 6%) para o projeto ”, ressalta.

Ela ainda indica que o sucesso desta transação se deve ao modelo da concessão da rodovia, com projeções realistas dos investimentos, assim como dinamismo do setor agropecuário, que atenua os riscos de demanda na via. 

“Assim como a credibilidade do consórcio, que teve bom desempenho na rodovia federal BR-050”, conclui.

Ainda conforme nota do grupo, em agosto do ano passado, uma concessionária acumuladora de R $ 90 milhões que, somado ao aporte financeiro dos acionistas do Grupo Way Brasil, garantia de execução de obras de melhorias e serviços até o fim do primeiro ano de concessão, em 22 de abril de 2021.

MERCADO

De acordo com o governo do Estado, a concessão da rodovia à iniciativa privada e o acesso a financiamento geram boas expectativas para os novos processos neste modelo em Mato Grosso do Sul.  

O encaminhamento positivo incentiva novos segmentos para parcerias com a iniciativa privada , como nas concessões de parques estaduais, que está sob estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assim como projetos que estão em andamento, entre eles as infovias digitais e revisão das matrizes energéticas, para construção de usinas fotovoltaicas, que vão gerar energia limpa.

“Note-se que o mercado está bem receptivo a projetos que venham atender às novas tendências, como o aumento exponencial da demanda por informação digital e a revisão da matriz energética. Nesse contexto, projetos que disponibilizam serviços de acessibilidade digital e energia sustentável ganham destaque ”, revelou Eliane Detoni.

Ela destacou que o mercado financeiro está bem receptivo aos projetos de concessões e parcerias públicas-privadas (PPP), apesar da pandemia do coronavírus. 

“Está bem receptivo em modelos que cumprem garantias de conformidade com as exigências de financiadores. Esse é um dos aspectos desafiadores do trabalho desenvolvido pelo Escritório de Parcerias Estratégicas ”, acrescentou.

A rodovia MS-306 foi a primeira concessão pelo governo estadual, em abril de 2020. A previsão é de que com as obras e os investimentos na via os acidentes sejam reduzidos, o seja mais ágil e seguro, além de favorecer o escoamento da produção local. 

O empreendimento também gera empregos para as cidades próximas, com abertura de 230 empregos diretos e mais 300 indiretos ao longo dos serviços.

Segundo o secretário estadual de infraestrutura, Eduardo Riedel, o bom desenvolvimento da concessão se trata de um bom trabalho do governo estadual, que se empenhou desde a formação do projeto para que fosse oferecido um bom serviço ao usuário e à população.

“O governo tomar muito cuidado em apresentar um projeto bem estruturado. É o desenvolvimento de um estratégico local para o escoamento e fortalecimento da nossa produção. E se nossos municípios crescem, Mato Grosso do Sul avança, gerando mais emprego e renda para população ”, alunosu o secretário.

 

INVESTIMENTOS

Durante os 30 anos do contrato de concessão, a Way-306 vai investir R $ 1,7 bilhão na rodovia. 

Serão investidos R $ 930 milhões em obras de melhorias e infraestrutura e mais R $ 843 milhões na prestação de serviços de atendimento aos usuários. 

A empresa divulgou que neste primeiro ano já faz um aporte de R $ 110 milhões para recuperação de pavimento e construção de edificações.

“Esses investimentos vão trazer segurança na rodovia, conforto, praças de pedágio que vão dar segurança ao usuário, aos carros e com carros de apoio. Segurança total, aos moldes das rodovias que são concessionadas ". 

"Ainda alivia ao Estado, pois este investimento será feito pelo setor privado. É vantajoso para todos os lados", afirmou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Além das obras em andamento, a rodovia já conta com serviço de atendimento e ação de resgate, com socorro mecânico e médico aos usuários, além de fiscalização do tráfego, combate a incêndios e apreensão de animais, por meio de veículos e equipes de profissionais especializados .

A expectativa é de ter vigilância durante 24 horas nos 219,5 milhas da rodovia. 

A empresa divulgou que o tráfego de veículos foi 4,5% acima do esperado em 2020, sendo registrado de 8 de maio a 31 de dezembro de fluxo de 2.175 milhões de veículos no trecho. 

Já as praças de pedágio devem ocorrer como operações em 22 de março.


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