07/04/2021 às 10h21min - Atualizada em 07/04/2021 às 10h21min

O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril

O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril

No Brasil, comemora-se o Dia do Jornalista em 7 abril. A data serve para homenagear o trabalho dos profissionais responsáveis por apurar os fatos e levar as informações para as pessoas, seja na rádio, na televisão, nos jornais impressos ou na internet.

O Dia do Jornalista foi instituído em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró (ou Dr. João Batista Líbero Badaró), que morreu assassinado por inimigos políticos.

Origem do Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos em São Paulo, no dia 22 de novembro de 1830.


Líbero Badaró foi uma personalidade importante na luta pela Independência do Brasil, e a sua morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831.

Giovanni Battista Líbero Badaró, mais conhecido por Líbero Badaró, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I, defensor da liberdade de imprensa e responsável pela criação do jornal independente Observatório Constitucional, que abordava temas políticos encobertos pelo monarca.

A morte do médico e jornalista é apontada como uma forte causa para o agravamento da crise que já se instaurara no império de D. Pedro I. Após o assassinato de Badaró, houve um movimento popular que levou D. Pedro I a abdicar do trono, no dia 7 de abril de 1831, deixando o lugar para seu filho D. Pedro II, que na época tinha apenas 14 anos de idade. Tal fato levou a escolha da data para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1908, por Gustavo de Lacerda, com o objetivo de assegurar todos os direitos aos jornalistas e legitimar sua profissão.

Nas comemorações de um século da abdicação de D. Pedro I, em 1931, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) instituiu o Dia do Jornalista no dia 7 de abril.

Outras datas comemorativas

No Brasil, o dia 7 de abril é oficialmente o Dia do Jornalista, no entanto, existem outros dias que também prestam homenagem a esse profissional. Algumas das principais datas são as seguintes:

  • 29 de janeiro: data da morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio;

  • 16 de fevereiro: Dia do Repórter;

  • 03 de maio: Dia da Liberdade de Imprensa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp