27/12/2019 às 10h29min - Atualizada em 27/12/2019 às 10h51min

Minas Gerais recebe novo conceito de residencial para idosos

Espaço em Belo Horizonte oferece infraestrutura, lazer e cuidados diferenciados para população acima de 60 anos

DINO
http://www.clararesidencial.com.br

O aumento da expectativa de vida e o declínio da taxa de fertilidade são realidades do século 21. O crescimento do número de idosos, a diminuição da população ativa e as mudanças no estilo de vida levam a buscar saídas para uma questão crucial: como tornar eficiente e sustentável a oferta de cuidados de saúde numa sociedade em franco processo de envelhecimento.

É dentro dessa realidade que surge um novo conceito de moradia para idosos: um lugar alegre, colorido e cheio de vida. Essa é imagem do Clara Residencial Sênior, um apart-hotel destinado exclusivamente à terceira idade. Pioneiro em Minas Gerais, o empreendimento tem infraestrutura única e oferece um modelo revolucionário no país, inspirado nas melhoras práticas em atenção à terceira idade dos EUA, conhecidas por "assisted living" (moradias assistidas, em tradução livre).

No residencial, o idoso passa por uma transformação na qualidade de vida a partir de uma rotina enriquecedora, com tranquilidade, segurança, lazer e dignidade, além de estímulos cognitivos diversos. "Contamos com fisioterapeutas, médico, enfermeiros, psicólogos, mestres em yoga, reiki, tai chi chuan, professores de pilates, hidroginástica e até atores de teatro, que trabalham com os residentes com muita animação e alegria. Nosso calendário inclui atividades muito bem elaboradas, como estudos de filosofia e literatura, meditação guiada, terapia em grupo, passeios culturais, entre outras", afirma Fabiano Prata, sócio-diretor do Clara Residencial Sênior.

Muito além dos cuidados básicos, as atividades cognitivas, sociais e de lazer ajudam na manutenção e evolução psíquica e motora dos residentes; tornam também os dias mais alegres e divertidos. Há a total integração das famílias na rotina do residencial, fortalecendo ainda mais os vínculos afetivos. "Estamos promovendo uma verdadeira revolução na forma de cuidar de idosos no Brasil, substituindo o modelo antigo de casas residenciais adaptadas por edifícios modernos, especialmente pensados para assegurar lazer, socialização, segurança, assistência médica e máxima independência aos residentes", enfatiza Daniela Prata, sócia e diretora comercial do Clara Residencial Sênior.

Instalado no bairro Floresta, há cerca de três anos, o residencial sênior mantém 84 apartamentos de 25 metros quadrados, com aproximadamente 130 leitos, quase todos ocupados atualmente, divididos em suítes individuais ou duplas. As mensalidades variam entre R$ 5.500 e R$ 9.500, sendo três as modalidades de serviços e que atendem todas as demandas dos idosos e das famílias. O idoso pode ficar no sistema de Day Use —quando passa o dia, participa de um amplo calendário de atividades e volta para casa—, passar alguns dias na modalidade temporada ou como residente.

Os clientes lúcidos e independentes têm um dia a dia como em suas casas, passeiam pelo bairro, vão a restaurantes, confeitarias, lojas, cinema, teatro, visitam parentes, amigos ou saem para viajar. "Todas são atividades exteriores ao residencial e que ocorrem com muita frequência. Temos estrutura para esse ‘novo idoso’, que quer ter vida própria e, ao mesmo tempo, usufruir dos benefícios de um residencial com serviços de assistência à saúde, com segurança e privacidade", comenta Fabiano Prata.

Sob a tutela médica de Telmo Diniz, fundador do Clara, o residencial oferece cuidado integral que proporciona uma melhoria sem igual na saúde dos idosos, diminuindo a necessidade de internações ou problemas relacionados à idade. "É muito comum o idoso estar em casa, acompanhado de uma doentia solidão e ociosidade. A vinda para o residencial traz de volta a energia esquecida há muito tempo, a vontade e o prazer de se relacionar", acrescenta o médico, que hoje é referência no país no que remete ao tema "residências assistidas para idosos".

O grande diferencial do Clara é oferecer o conforto e os serviços de hotelaria, aliados a um sistema de cuidados à saúde física e emocional, com o foco principal de ter a alegria estampada no rosto dos residentes. Além disso, uma arrojada proposta assistencial garante que problemas mais simples de saúde que venham a surgir, como um princípio de pneumonia ou uma infecção urinária, por exemplo, possam ser prontamente resolvidos dentro do próprio residencial, garantindo mais conforto para o residente e seus familiares. Isso se difere dos modelos tradicionais, que, por não terem essa retaguarda médica frequente, transferem o idoso para um hospital por problemas mínimos de saúde. "Nosso modelo foi tão bem aceito pelo mineiros, que nos tornamos a maior comunidade sênior do Estado e uma das maiores do país; diante dessa procura, já estamos a caminho da segunda unidade, que será instalada na zona sul de Belo Horizonte em 2020", afirma Telmo Diniz.

Apesar dos dados comprovarem o aumento da longevidade da população, quando o assunto são as instituições voltadas a idosos, ainda existe preconceito. Segundo Telmo Diniz, "há todo um paradigma que precisa ser quebrado". "As famílias não precisam pensar que estão abandonando um ente querido em um lugar triste. Muito pelo contrário, lá eles estão bem assistidos, divertindo e aproveitando a vida com saúde, convivência e atividades diversas, com liberdade e flexibilidade para viver a vida sem a preocupação das responsabilidades cotidianas e com apoio assistencial integral. É o que todos precisam para aproveitar o que de melhor a terceira idade pode oferecer."



Website: http://www.clararesidencial.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp