27/04/2021 às 12h21min - Atualizada em 27/04/2021 às 12h21min

Hipertensão pode estar relacionada a 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto

A orientação é sempre para que o paciente hipertenso não suspenda o tratamento e uso dos medicamentos por causa da Covid-19

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão pode estar relacionada a 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e 60% dos casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) no país.

Além disso, cerca de 35% dos brasileiros são hipertensos. A doença é caracterizada como crônica não transmissível (DCNT) e sua identificação, aliada ao tratamento precoce, causar a mortalidade por causas cardiovasculares.

Na segunda-feira (26), foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e a SBC alertou que, no contexto da pandemia de Covid-19, os hipertensos devem manter a pressão arterial controlada.

O presidente da unidade, Celso Amodeo explica que a orientação é sempre para que o paciente hipertenso não suspenda o tratamento e uso dos medicamentos por causa da Covid-19.

“O risco da hipertensão no indivíduo com coronavírus se dá porque a Covid provoca uma intensa reação inflamatória que atinge territórios vasculares do organismo, vasos esses que já apresentam alterações na estrutura e função decorrente da hipertensão arterial não controlada, fazendo com que essa pessoa tenha mais risco de complicações ”.

Faça hipertensos totais, apenas 40% sabem que possuem e procuram tratamento. Por outro lado, 40% dos pacientes que iniciam o tratamento, não segue como estudado.

“Temos um problema muito grande de falta de adesão ao tratamento, por ser uma doença assintomática, o chamado inimigo silencioso, isso acarreta distúrbios, principalmente nenhum aparelho cardiovascular, onde um incidência de infarto e de AVC é muito alta naqueles que não têm pressão controlada ”, Enfatizou o presidente da SBC. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp