31/05/2021 às 15h55min - Atualizada em 31/05/2021 às 18h20min

Sistema CFC/CRCs comemora 75 anos de existência e celebra representatividade da profissão contábil

Homenagens, palestras e lançamentos marcam evento promovido pelo CFC

DINO
https://cfc.org.br/
Zulmir Breda, presidente do CFC

Há 75 anos, o Brasil deu um grande passo rumo ao desenvolvimento econômico e sustentável ao reconhecer a essencialidade dos profissionais da contabilidade. O marco para a classe foi a criação, em 27 de maio de 1946, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que juntos formam o Sistema CFC/CRCs. Na quinta-feira (27/5), aconteceu o seminário comemorativo ao aniversário do sistema CFC/CRCs, realizado em formato híbrido no hotel Golden Tulip, em Brasília (DF).

Para abrir a programação, a mesa, realizada de maneira virtual, foi composta por Zulmir Ivânio Breda, presidente do CFC; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); Adeildo Osório de Oliveira, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); Rúbia Albers Magalhães, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), representando todos os presidentes dos CRCs; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC nas gestões 2004-2005 e 2014-2017 e detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra; Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); e Valdir Coscodai, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Cerca de 300 pessoas assistiram ao evento por meio da transmissão em tempo real no canal do CFC no YouTube. O formato híbrido e o atendimento às normas de distanciamento social foram adotados para garantir a segurança dos participantes presenciais e reduzir os riscos de disseminação da Covid-19.

Homenagens

Os ex-presidentes do Conselho Federal de Contabilidade, que deixaram seus legados em todo o Sistema CFC/CRCs pela honrosa contribuição à classe contábil, foram homenageados. Estiveram presentes, de forma on-line, os ex-presidentes José Martonio Alves Coelho e Maria Clara Cavalcante Bugarim.

"Esse evento é para vocês, meus caros ex-presidentes do Conselho Federal de Contabilidade, que ao longo dessa trajetória de 75 anos, de uma brilhante história, contribuíram para o engrandecimento da nossa classe", disse o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda. A homenagem reverencia o importante papel daqueles que escreveram seus nomes na história da contabilidade brasileira. Os ex-presidentes vivos receberão um troféu alusivo aos 75 anos.

Na ocasião, foi lançada a galeria virtual dos ex-presidentes do CFC e a placa comemorativa aos 75 anos de criação do Sistema CFC/CRCs, que será fixada no hall de entrada do edifício sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF).

Além dos ex-presidentes, os detentores da Medalha Mérito Contábil João Lyra foram homenageados durante o evento on-line. A medalha, que foi instituída em 1976 e é entregue nos Congressos Brasileiros de Contabilidade a cada quatro anos, homenageia os profissionais que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais, administrativas e profissionais, relacionadas à contabilidade, tenham se distinguido de forma notável ou relevante e contribuído, direta ou indiretamente, para elevação da classe.

Painéis e lançamentos

A programação seguiu na parte da tarde com o painel "75 anos de regulamentação da profissão contábil no País: a visão das entidades parceiras do Sistema Contábil Brasileiro". Os contadores Maria Clara Bugarim, Valdir Coscodai, Sérgio Approbato Machado Júnior e Adeildo Osório de Oliveira foram os painelistas e a moderação ficou por conta de Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC.

Com a realização do painel "Celebração dos 50 anos de edição da RBC pelo CFC", comemorou-se meio século de edição da Revista Brasileira de Contabilidade, um periódico técnico-contábil que foi fundado em 1912. O painel contou com as participações do presidente do CFC, Zulmir Breda; da coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha; do coordenador do Conselho Editorial no período de 2005 a 2009, professor José Antonio de França; e do membro do Conselho Editorial da RBC, professor Ernani Ott.

Em meio à comemoração, o CFC lançou a campanha "Orgulho de ser voluntário: orgulho de ser contábil", em nível nacional. A ação tem por objetivo incentivar profissionais da contabilidade a participarem do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que busca apoiar a sociedade civil em diversas frentes. Atualmente, o programa já conta com 9 mil voluntários.  Os profissionais da contabilidade podem conhecer mais o papel do PVCC e se inscrever para participar do programa por meio do site: voluntariadocontabil.cfc.org.br .

O CFC também lançou, neste dia 27 de maio, o livro "75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade. Uma História Brilhante". A obra resgata a história da regulamentação da profissão, a partir do início do século XX aos dias atuais, com enredo composto por 75 atos.

Por fim, Antoninho Marmo Trevisan, contador e presidente da Trevisan Escola de Negócios ministrou a palestra "Passado, presente e futuro da profissão", com moderação de Zulmir Breda, presidente do CFC.



Website: https://cfc.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp