13/06/2021 às 12h21min - Atualizada em 13/06/2021 às 12h21min

Sidrolândia escolhe hoje prefeito em eleição suplementar, mesmo em lockdown

A eleição estava marcada para acontecer no dia 11 de abril, no entanto, foi adiada devido a pandemia

Mais de 31 mil eleitores estão indo às urnas neste domingo (13) em Sidrolândia para decidir os cargos de prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares.

Disputam a vaga a chapa de Vanda Camilo (PP) e a de Enelvo Felini (PSDB). A votação suplementar já começou e deve ser encerrada às 17h. A previsão é que o resultado seja divulgado às 19h. 

Conforme as orientações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), os eleitores devem levar a própria caneta para assinarem a lista de comparecimento. 

A Justiça Eleitoral exigirá o uso de máscaras nos 20 locais de votação e 121 seções eleitorais, bem como obediência ao distanciamento mínimo de 1 metro e que se evite o contato físico.

Segundo informações do Cartório Eleitoral, não foram registradas nenhuma intercorrência nas primeiras horas de votação e todas as urnas estão funcionando normalmente. 

Ao Correio do Estado, o juiz eleitoral Claudio Muller Pareja e vice-presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amansul), explicou que realizando a eleição na data marcada e com os colaboradores e a população cumprindo com os protocolos de biossegurança, não terá risco.

Até as 11h, a prioridade de votação será dada às pessoas com mais de 60 anos, os demais não serão proibidos de votar nesse horário, mas se pede que compareçam às urnas mais tarde com o objetivo de evitar contato com um público mais vulnerável à Covid-19.

Foram mobilizados 396 mesários, 50 auxiliares de juízo, 10 servidores de cartório e 55 policiais para a operacionalização da votação, envolvendo desde a operação das urnas e fiscalização de prática de boca de urna e outros crimes eleitorais. 

A eleição suplementar é realizada após impugnação da candidatura de Daltro Fiúza, eleito em 2020. A nova eleição estava marcada para acontecer no dia 11 de abril, no entanto, foi adiada devido ao agravamento da pandemia. 

Além disso, outros quatro municípios irão às urnas hoje para eleger seus prefeitos, nas cidades de Nova Pata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG). 

Decreto

Mais da metade dos municípios de Mato Grosso do Sul estão com bandeira cinza, o que representa grau de risco extremo para a Covid-19, incluído Sidrolândia. 

Com isso, o Governo do Estado decretou o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais, listando apenas 53 serviços essenciais para manter o funcionamento.

As medidas valem por 15 dias, começando a valer a partir de hoje (13) e seguem até o dia 24 de junho. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp