10/11/2021 às 13h00min - Atualizada em 10/11/2021 às 13h00min

Essa semana o Buriti News estará escrevendo um pouco da História de Dois Irmãos do Buriti. No próximo dia 13 de Novembro o Município estará completando 34 anos de História.

Fique ligado que terá muita história, muitas lembranças e diversas atividades e projetos desta Local Maravilhoso

Assim se constrói uma cidade. Dois Irmãos do Buriti 1992
O atual município de Dois Irmãos do Buriti, Estado de Mato Grosso do Sul, faz parte da micro-região geográfica MGR-02 Aquidauana, antigo distrito de Anastácio, quando então era chamado de Colônia Dois Irmãos sendo uma região pouquíssima explorada em termo de agropecuária apenas grande propriedades de pecuária extensiva e que aproveitavam as áreas de campos e pastagem nativas que existiam.

O início do desenvolvimento se deu com a chegada de imigrantes japoneses que iniciaram a mudança daquele quadro estático implantando as primeiras explorações voltadas para a agricultura. Instalando-se basicamente próximo à sede da colônia onde hoje está o “coração urbano”do município, o primeiro desbravador desta área, foi o agricultor japonês Itsuki Sakuma em 1959 devido à alta e média fertilidade aparente dos solos no local a cultura escolhida foi a do café, mesmo porque encontrava-se em fraca expansão no Estado tendo como primeiro pólo a região da Colônia Federal (Dourados).

Assim sendo o Sr. Sakuma inicio a abertura do seu lote no machado e começou o plantio do café o pioneiro na Colônia Dois Irmãos, outros imigrantes vieram e em 29 de junho de 1963, fundou-se a ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA LOCAL com 18 associados, tendo como primeiro Presidente o Sr.Shigi Kassan e o café expandiram-se com relativo sucesso na região tanto que em 1969 já existiam 30 famílias instaladas e explorando a cultura, plantados 300.000 pés de café, já em Campo Grande localizava-se o único comprador, a produção neste ano já atingia 7.000 sacos (coco). No dia 18 de maio de 1969, 10 associados (lideranças) resolveram fundar a COOPERATIVA LOCAL e conseguiram de início 17 associados e era vinculada à cooperativa de Dourados (OMPLEISUL).

Dia 03 de junho de 1970, foi instalada no distrito de Dois Irmãos devido a crescente e boa produção do café local a primeira máquina de café, a região chegou a ser então o segundo produtor do café do Estado; em 1971 a COTIA abriu seu primeiro escritório na colônia e passava a encabeçar os negócios agrícolas. Em 1972 as primeiras máquinas pesadas (mecanização) começaram a entrar nas áreas com operação iniciais de destoca, até o momento tudo havia sido manualmente. Após estas, vieram também os primeiros tratores de pneus adquiridos pelos proprietários. Em 1974 já haviam incorporado ao processo produtivo cerca de 9.720 hectares de culturas como: amendoim, algodão, arroz de sequeiros, milho e feijão.

Começaram a crescer em interesse ou melhor com alternativas de produção. Áreas estimada de destoca realizada neste ano 4.733 hectares, área plantada com café 1.099 hectares perto de 900.000 pés plantados e em produção. Já estiam na colônia perto de 51 tratores de pneus comprados pelos produtores e trabalhando a todo vapor, intensificando os trabalhos de mecanização principalmente no preparo do solo, com a terrível geada ocorrida em 1971 a situação da cafeicultura local entrou em decline em que tese ainda em 1980 ter-se obtido uma boa produção a ultima, pois os efeitos do mercado internacional aliado a não recuperação dos cafeeiros, devido a ocorrência da geada de 1075 forçou os produtores da região a erradicação de grandes números de pés de café.

Ocorreu, então a expansão das culturas anuais principalmente o algodão herbáceo, feijão, das secas, milho, etc., e , com isto a falta de critérios no preparo do solo provocando acelerado processo de degradação do solo, causado pela erosão laminar, posteriormente formando diversos sulcos e inícios de formação de voçorocas. O solo que era inicialmente profundo e fértil tornou-se raso e pobre em nutrientes provocando crescente decréscimo na produtividade e conseqüentemente diminuição, com reflexos visíveis e sentidos no rendimento do produtor rural.

Atualmente as atividades econômicas vêm sofrendo um esvaziamento. Fruto da estagnação das atividades agrícolas tradicionais e redução de áreas das principais culturas econômicas. A produção de grãos está concentrada nas médias e grandes propriedades, que pouco se modernizaram, apresentando umas produtividades reduzidas, influenciadas por sistema de produção com baixa utilidade de insumos, decorrentes da situação de risco do clima ou foram marcadas por fatores climáticos adversos e onde a estrutura econômica esta centrada em atividades de pecuária extensiva, principalmente de engorda de animais.
Em 13 de novembro de 1987, pela Lei n° 775, foi criado o município de Dois Irmãos do Buriti, pelo então governador Marcelo Miranda Soares, pertencendo então a comarca de Aquidauana.


O Distrito criado com a denominação de Dois Irmãos de Buriti, pela Lei Estadual nº 3607, de 09-11-1976, subordinado ao município de Anastácio .Em divisão territorial no ano de 1979, o Distrito figura no Município de Anastácio.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Dois Irmãos do Buriti, pela Lei Estadual nº 775, de 13-11-1987, desmembrado de Anastacio

O Município se estende por 2 344,6 km² e conta com 11. 385 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 4,9 habitantes por km² no território do Município.


O prefeito de Dois Irmãos do Buriti se chama
Wlademir Volk (Popular Japão) .





Álbuns de Buriti News https://www.facebook.com/media/set/?vanity=buritinewsms&set=a.2043342552446764 

Informativo da Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti -1992 -
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp