04/11/2022 às 10h09min - Atualizada em 04/11/2022 às 10h09min

Sem tentar adivinhar tema, alunos devem focar em conhecimentos gerais

Professora orienta que os inscritos priorizem os eixos temáticos para que o repertório seja mais amplo no desenvolvimento do texto

MARIANA MOREIRA
Alunos durante preparação para os dois dias de prova do Enem - DIVULGAÇÃO

Faltando nove dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, a ansiedade para as provas pode dominar a mente dos alunos nesta reta final dos estudos, principalmente em relação à redação, responsável pela maior pontuação do exame.

Ao Correio do Estado, a professora de língua portuguesa e redação Michela Palma, do colégio Elite Mace, recomenda que os alunos não tentem adivinhar o tema da redação e, sim, concentrem os estudos nos eixos temáticos. 

“Muitos estudantes ficam preocupados em adivinhar o tema. Porém, durante o ano inteiro, procuro trabalhar os eixos temáticos para que dentro de qualquer assunto eles tenham a capacidade de desenvolver o tema proposto”, salienta. 

Na prática, os eixos temáticos nada mais são que temas amplos que podem ter um recorte mais específico no Enem ou nos vestibulares. “Como a proposta da redação do Enem é inesperada, eles sempre nos pegam de surpresa com recortes de temas gerais. Quando trabalhamos o eixo temático, por exemplo, da saúde, qualquer tema dentro disso o aluno consegue desenvolver o texto dissertativo-argumentativo”, relata Palma. 

A estudante Maria Luiza Ricci Manieri, 17 anos, faz Enem desde o primeiro ano do Ensino Médio como treineira, por incentivo de seu colégio. O objetivo da adolescente neste ano é ingressar no curso de Medicina Veterinária. 

Maria relata que, com o Enem chegando, está priorizando, nas horas de estudo, a resolução de exercícios, para tirar todas as dúvidas possíveis com os professores. 
“Ainda não tenho palpites para o tema, mas no colégio estão sempre nos treinando para que façamos redações dos mais diversos eixos temáticos, assim tendo bem menos medo da famosa redação do Enem”, diz a estudante.

Manieri destaca que, a menos de duas semanas para as provas, está focando principalmente em seus pontos e suas matérias mais fracas. “Mas ainda assim usando meu tempo para estudar assuntos que tenho facilidade, para melhorar ainda mais”, pontua. 

Ao Correio do Estado, a estudante Ana Vitoria Barroso, 21 anos, afirma que, apesar da incerteza sobre o tema da redação, acredita que a proposta textual do Enem deste ano possa ter relação com o uso das tecnologias e das redes sociais. “Pode ser algo sobre a dependência causada pelo isolamento social e os métodos que nos levaram a nos engajar em excesso’’, palpita. 

Neste ano, o Enem será aplicado em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que organiza o exame, divulgou no dia 24 de setembro os locais de aplicação das provas.

FORMATO DA REDAÇÃO

A professora Michela Palma explica que a redação do Enem funciona como uma “receita de bolo”. É esperado que o aluno desenvolva, dentro do tema proposto, um texto na modalidade dissertativo-argumentativa. 

Nesse modelo de escrita, o estudante deve defender uma ideia central por meio de argumentos que sustentem a tese apresentada. “A redação do Enem é diferente dos outros vestibulares, precisamos saber os cinco tópicos que eles exigem, e o aluno que se sai bem é o que estuda. É como uma receita de bolo, as redações nota mil seguem uma mesma estrutura e desenvolvem bem o repertório, é só seguir os comandos que eles dão”, detalha a professora.

Na redação do Enem, é exigido que o aluno alcance a excelência em cinco competências: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreensão do tema e não fugir do que é proposto; saber selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação no decorrer do texto; e elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos.

CENÁRIO NACIONAL

Em âmbito nacional, cerca de 3,3 milhões de estudantes se inscreveram para as provas do Enem. Desse total, 2 milhões são do sexo feminino, aumento de 9% em relação a 2021. Ao todo, 40,3% dos inscritos no Enem 2022 são pagantes, enquanto 59,7% estão isentos da taxa de R$ 80.

De acordo com dados do Inep, Mato Grosso do Sul tem 42.347 participantes na versão impressa e outros 1.243 na versão digital. As provas, que serão realizadas em dois fins de semana, vão abordar, além da redação, as áreas de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp