12/12/2022 às 10h18min - Atualizada em 12/12/2022 às 10h18min

Encontro MS Alfabetiza vai reunir secretários municipais de educação e prefeitos, nesta segunda

Encontro MS Alfabetiza vai reunir secretários municipais de educação e prefeitos, nesta segunda

Nesta segunda-feira (12), a Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime-MS), realiza um encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação em alusão ao primeiro ano de implantação do Programa MS Alfabetiza. O evento será às 14h, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Além dos gestores municipais, o evento vai contar com a participação de parceiros do Programa, parlamentares, representantes do governo do Estado de MS e representantes da próxima gestão eleita. Na programação, estão previstas falas das autoridades e uma entrega de homenagens aos envolvidos neste primeiro ano de trabalho.

Criado em 2021 e colocado em prática no início deste ano, o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

“Visando implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização, o Programa veio para fortalecer – ainda mais – o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional e para criar soluções específicas de âmbito estadual e local”, destacou a secretária de Estado de Educação de MS, professora Cecilia Motta.

Neste primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.

Entre os parceiros, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Investimento

No primeiro ano, o Programa foi responsável por investimentos na aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para Formação dos profissionais.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 4 milhões, chegando ao total de R$ 8,3 milhões considerando as premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização e contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”).

Vinícius Espíndola - SED


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp