27/04/2023 às 17h44min - Atualizada em 27/04/2023 às 17h44min

Ladário pode receber tecnologia 5G na próxima semana

O sinal já é liberado em Campo Grande, Dourados, Angélica e Três Lagoas

PATRICK ROSEL

Após a cobertura 5G chegar em Campo Grande, Dourados, Angélica e Três Lagoas, chegou a vez de Ladário receber a nova tecnologia a partir da próxima semana. Além do município, outras 25 novas cidades da região Centro-Oeste estão autorizadas a receber o sinal.

A autorização ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), nesta quarta-feira (26). O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do Ministério das Comunicações (MCom).

Ao Correio do Estado, a assessoria de imprensa do MCom, afirmou que o município já conta com o planejamento aprovado para instalação.

"Ladário conta com o planejamento já aprovado para liberação do sinal até o dia 30/6/23. As demais 50 cidades terão o sinal liberado até 30/6/26, de acordo com o edital do leilão do 5G", comunicou.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a liberação  da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia são fundamentais na promoção da inclusão digital.

“Além de avançar na liberação da faixa, seguimos conversando com as operadoras para que elas possam oferecer este serviço com qualidade”, explicou o ministro.

Em todo o país, 964 municípios passam a ter a Faixa de 3,5 GHz liberada para implementar o serviço, beneficiando 131,5 milhões de brasileiros - 62% da população. 

O MCom estima que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

Na região Centro-Oeste, o estado de Goiás foi o que mais recebeu autorizações, com 20 municípios beneficiados.

No Mato Grosso, as cidades contempladas com a liberação são Juscimeira, São José do Povo, Arenápolis e Santo Afonso. 

As autorizações seguem diretrizes do Edital do 5G e ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas.

O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos brasileiros de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.

Instalação

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp