14/10/2023 às 12h15min - Atualizada em 14/10/2023 às 12h15min

No próximo domingo (15), serão celebrados, em todo o Brasil, os profissionais que dedicam suas vidas ao ensino e à formação de novas gerações

Dia do Professor 2023

Anna Dulce Neves
No próximo domingo (15), será comemorado, em todo o Brasil, o Dia do Professor, data que celebra os profissionais que dedicam suas vidas ao ensino e à formação de novas gerações. Mas, afinal de contas, como 15 de outubro foi escolhido para homenagear os docentes?

Como surgiu o Dia do Professor?

Tudo começou no dia 15 de outubro de 1827, quando D. Pedro I baixou o decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil. No documento, foi determinado que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. 

Também foram regulamentados no texto a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que deveriam ser aprendidas por todos os alunos e a forma com que os docentes deveriam ser contratados.

Em 1947, mais de um século após o decreto imperial ter sido baixado, aconteceu a primeira comemoração dedicada ao professor. Foi o professor Salomão Becker que teve a ideia de fazer do dia um feriado, propondo uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas e trocas de experiências. Segundo o discurso de Becker, “professor é profissão; educador é missão”.

A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp