27/08/2024 às 17h08min - Atualizada em 27/08/2024 às 17h08min

Água será oferecida gratuitamente em shows e jogos de futebol por 120 dias

Durante este tempo órgãos estaduais e municipais de defesa dos direitos do consumidor irão acompanhar o preço utilizado na venda de água mineral em todos esses eventos

Alicia Miyashiro
Água será oferecida gratuitamente em shows e jogos de futebol por 120 dias - Freepik

Em publicação feita pelo Diário Oficial da União desta terça-feira (27), a Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública obriga o acesso gratuito a garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo em eventos como shows, festivais e quaisquer eventos especialmente expostos ao calor.

Segundo as normas, é fundamental disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, além da instalação de "ilhas de hidratação" de fácil acesso a todos o público presente, sem custos adicionais ao consumidor.

Também é necessário que os locais ofereçam pontos de venda de comidas, bebidas e estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo.

Vale lembrar que os órgãos estaduais e municipais de defesa dos direitos do consumidor irão acompanhar o preço utilizado na venda de água mineral em todos esses eventos. No entanto, a comercialização não exclui a obrigatoriedade da distribuição gratuita, prevista em portaria.

A portaria entra em vigor a partir de hoje (27), e tem vigência de 120 dias.

Caso Ana Clara Benevides

Natural de Sonora, região norte de Mato Grosso do Sul, Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu na noite do dia 17 de novembro, após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift, que estreou sua turnê no Brasil no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, para um público de mais de 60 mil pessoas.

A informação foi confirmada à reportagem por Estela Benevides, prima de Benevides, que recebeu, por telefone, a notícia do médico que tentou reanimá-la. A jovem chegou a ser enviada para o Hospital Municipal Salgado Filho, após desmaiar e ser atendida no estádio. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Benevides estava na grade e acabou desmaiando no local. Segundo o enfermeiro Thiago Fernandes, 22, amigo de Benevides, ela chegou a ser reanimada no estádio por cerca de 40 minutos. No caminho do hospital, ela teve uma segunda parada.

Ana Clara chegou por volta das 20h, foi atendida, mas não resistiu, morrendo em seguida no hospital que fica próximo ao Engenhão, no Méier, zona norte da capital fluminense.

A sensação térmica registrada no local chegou a 60º C e os bombeiros contabilizaram, extraoficialmente, mil desmaios durante o evento. Nas redes, fãs reclamaram da proibição de entrada com garrafas d'água no estádio, considerando o calor forte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp