Candidatos à recondução, os professores Marcelo Turine e Camila Ítavo apresentam um Programa de Trabalho para a gestão 2020-2024 que amplia e fortalece a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em todos os aspectos. Com dez princípios institucionais e seis eixos estratégicos, o programa consolida a posição de referência da UFMS no cenário regional, nacional e internacional.
Com uma trajetória de sucesso, a dupla da chapa Todos Somos Mais UFMS liderou os avanços inegáveis realizados de 2016 a 2020, com inúmeros marcos em todas as áreas da administração da Universidade. Por isso, com uma semana de campanha, Turine e Camila já têm ampla aceitação e apoio da comunidade universitária. “Mais do que metas, realizamos sonhos de estudantes, técnicos e professores e resgatamos o orgulho de pertencer à UFMS”, afirmou o atual reitor Marcelo Turine.
Das propostas realizadas na consulta à comunidade universitária em 2016, a atual administração realizou 96% das metas, inovando e modernizando a gestão da UFMS, com diálogo, respeito, transparência, sustentabilidade, responsabilidade e legalidade. Pilares da Administração, os conceitos fazem parte da rotina diária dos dois professores, que lideraram o fortalecimento da Universidade em todos os indicadores nos últimos anos.
Exemplos disso são os expressivos números de inscritos nos processos seletivos para ingresso, a redução da taxa de evasão, o aumento da oferta de editais de fomento para todas as áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo; o cuidado com os estudantes em estado de vulnerabilidade, o permanente diálogo com a comunidade universitária de todas as unidades e campus, a descentralização e autonomia para aplicação de recursos, entre muitos outros.
O permanente diálogo com a comunidade universitária e a transparência na aplicação dos recursos públicos são duas realizações que foram concretizadas com a implantação do projeto Reitoria Itinerante, a transmissão ao vivo das reuniões dos Conselhos Superiores, as constantes visitas às unidades, reuniões mensais com toda a direção e gestão, a publicação de editais permanentes, com seleção transparente para todos.
Um marco da gestão foi a realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que reuniu mais de 50 mil pessoas na UFMS e que foi realizada pela primeira vez no Estado do MS. A classificação inédita no ranking das melhores universidades do mundo também foi uma conquista da atual administração.
“Nosso compromisso em primeiro lugar é com a nossa Universidade, que merece continuar nesse processo de crescimento e expansão, com uma universidade mais unida, mais sustentável, mais plena porque aqui transformamos vidas”, ressaltou a atual vice-reitora Camila Ítavo.
O Programa de Trabalho está disponível na íntegra para consulta no site www.todossomosmaisufms.com.br e em todos os canais de comunicação – Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Reunião sobre o Campus de Aquidauana
Currículo dos candidatos
Marcelo Turine é formado em Ciência da Computação na UNESP/IBILCE, em São José do Rio Preto/SP (1991). Tem mestrado em Inteligência Artificial no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos – ICMC/USP (1994), doutorado em 1998 na área de Ciências da Computação (Engenharia de Software) pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) e pós-doutorado em Políticas Públicas pela PUC-SP em 2002. Atualmente, é professor da Faculdade de Computação (Facom) da UFMS, em Campo Grande, atuando na graduação e na pós-graduação, com projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação.
Currículo em http://lattes.cnpq.br/4584747419373688
Camila Ítavo é professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) da UFMS, em Campo Grande, desde 2008. Formada em Zootecnia, no ano de 2001, pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu MBA em Gestão Empresarial (2003) pela Universidade Católica Dom Bosco e Instituto Nacional de Pós-Graduação. É mestre em Ciência Animal, em 2004, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e doutora em Zootecnia, em 2008, pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Botucatu. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Famez da UFMS.
Currículo em http://lattes.cnpq.br/5036313048431959