28/04/2021 às 15h47min - Atualizada em 28/04/2021 às 15h47min

Histórico da Escola Municipal Nero Menezes de Ávila

Histórico da Escola Municipal Nero Menezes de Ávila

Escola Municipal Nero Menezes de Ávila - Educação

(Retirado do  Projeto Político Pedagógico da EM Nero Menezes de Ávila).

HISTÓRICO DA ESCOLA

O terreno onde está localizado a Escola Municipal Nero Menezes de Ávila foi adquirido pelo senhor Nero Menezes de Ávila, comerciante, morador do Distrito Palmeiras, em 13 de maio de 1968 estando localizado, nesse tempo, na vila Augusto Mascarenhas - Distrito Palmeiras. A escritura pública de doação foi lavrada no dia 09 de agosto de 1978, na cidade de Anastácio/MS, tendo como doadores o proprietário,  senhor Nero Menezes de Ávila, comerciante, e sua esposa, a senhora Anita Cardoso de Ávila.

Na época o Distrito Palmeiras pertencia ao município de Anastácio e o Prefeito era Antonio Clemente da Silva.
No início a Escola teve várias denominações entre elas: Escola Municipal Reunidas de Palmeiras, Escola Municipal-Sala Ladislau Gomes de Brito, Escola Municipal-Sala Antonio Castilho. Em 1989 com a emancipação de Dois Irmãos do Buriti a escola teve as denominações de Escola Municipal-Sala Água Azul, Escola Municipal - Sala Florizo Mendes e finalmente o nome que tem hoje.

Pela lei nº 071/ 93 de 28 de abril de 1993, foi autorizado pelo Executivo Municipal de Dois Irmãos do Buriti a criação desta unidade escolar com 03 salas de aula com a denominação de Escola Municipal Florizo Mendes.

Em 1994, através da deliberação CEE/ MS nº 3904/ 94 autoriza o funcionamento do ensino de 1º grau, ou seja, de 1ª a 8 ª séries.

Em 04 de maio de 1998 foi alterado, através do decreto nº 33/98, a denominação da Escola Municipal Florizo Mendes para Escola Municipal de 1º grau Florizo Mendes, em virtude da ausência na lei de criação do grau educacional em que a referida entidade estava apta a oferecer.

Em 2002 a comunidade escolar do Distrito Palmeiras fez uma solicitação à Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti pedindo a alteração da denominação da Escola Municipal de 1º grau Florizo Mendes para Escola Municipal Nero Menezes de Ávila, em homenagem ao doador do terreno onde está  localizada a Unidade Escolar.

Atendendo ao pedido da comunidade, foi criada a atual denominação através da Lei municipal nº 269/2004 em 09 de junho de 2004 onde a Escola Municipal Florizo Mendes passou a ter a denominação de Escola Municipal Nero Menezes de Ávila.

Homenagem merecida como Patrono da escola, a essa pessoa que já naquela época tinha uma visão educacional. Após seu falecimento aos 73 anos, no dia 31/08/1989 sua esposa, filhos e netos deram continuidade ao seu legado. 

  Com o falecimento da senhora Anita aos 86 anos, em 07/06/2010,a família continuou participando de atividades  e contribuindo para uma educação de qualidade que teve início com a bondade  desse casal  e continua até os dias atuaisatravés dos filhos, netos e bisnetos.

Eu Professora Juliélen Januário Moura de Paula,me sinto orgulhosa  em fazer parte dessa escola. E hoje meus Alunos do 3 ano do ensino fundamental deixaram a suas felicitações para a nossa escola. Rebeka Yasmim,Vitor, Davy Samuel e Rafaela.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp