Conheça a história do Muay Buran
Muay Buran é um termo abrangente para artes marciais antigas que surgiram na Tailândia, antes da introdução de regras e equipamentos de proteção, que aconteceu nos anos 30.
Veja um pouco da história e folclore deste estilo luta, cujas técnicas são ainda usadas nos grandes eventos do mundo.
Muay Buran surgiu no final do século XVIII
A história do pai do Muay Thai se mistura com a história do país. Os primeiros relatos vêm final do século XVIII, em uma das muitas guerras entre a Dinastia Konbaung e o Reino de Ayutthaya (atual Tailândia). Durante uma das batalhas, o famoso lutador Nai Khanomtom e algum de seus colegas forem feitos prisioneiros pelos Konbaung.
Os capturadores queriam ver como seus lutadores se sairiam em uma luta contra Nai e seus compatriotas. Nai entrou com sua performance no Wai Kru, o que deixou os birmaneses assustados com a mística da dança. Logo depois, o prisioneiro nocauteou o campeão local em apenas alguns segundos.
O rei achou que ele havia usado alguma espécie de magia, e mandou ele enfrentar outos oito lutadores, um por um ele os venceu todo. O rei ficou impressionado com Nai, e lhe garantiu a liberdade junto com seus compatriotas. Até hoje, em todos os anos, é celebrado o Dia Nacional do Muay Thai (17 de março). Nesta data, os tailandeses comemoram os feitos de Nai Khanomtom no passado.
Diferenças do Muay Thai moderno
O Muay Boran era mais abrangente que o Muay Thai, incluía diversas técnicas de grappling e defesa pessoal. Ele era um sistema empregado no treino militar de todos os soldados na Tailândia.
Os diversos estilos do esporte era apresentados em suas respectivas regiões, havia torneio também entre as diversas ramificações do Muay Boran.
Foi assim que surgiu o Muay Thai moderno, uma reunião das melhores técnicas da arte antiga, transformada em um esporte com equipamentos de proteção e regras! Até hoje, é o principal esporte do país.