10/11/2021 às 09h06min - Atualizada em 10/11/2021 às 11h20min

Formas mais utilizadas que estão aumentando a produtividade das empresas

Estudos indicam que possuir uma equipe engajada e funcionários motivados tem se tornado cada vez mais o sonho de consumo dos donos de empresas de todos os portes. Um resultado conquistado a longo prazo, com um esforço constante das lideranças para criar um bom clima organizacional, reduzir turn over e, consequentemente, aumentar a produtividade.

DINO
https://www.upgestao.com.br/
Formas de aumentar a produtividade da sua equipe

Pesquisas apontam que é fundamental importância que toda a equipe esteja caminhando em uma mesma direção, e isso só é possível a partir da definição de objetivos e metas condizentes com a realidade. Mais do que apenas estabelecer o destino, é importante deixar claro qual o caminho a percorrer, explicar como o trabalho de cada um contribui ao longo do processo.

O conceito de metas SMART não deixa dúvidas sobre as regras a seguir na hora de sua elaboração. Elas precisam ser: Específicas; Mensuráveis; Atingíveis; Relevantes e Temporais. São esses objetivos que direcionarão os esforços e recursos em busca dos resultados almejados pela empresa.

Comunicação efetiva

Estabelecer uma boa comunicação com a sua equipe é fundamental para um bom relacionamento. A assertividade na hora de se comunicar com os demais profissionais depende de fatores que envolvem habilidades de empatia, não violência, clareza, boa argumentação. São características de liderança que precisam ser desenvolvidas e treinadas.

No final das contas quem realmente toma as decisões são os gestores, mas ao longo do processo vale ouvir também ambos os lados. Pedir opiniões e buscar soluções em conjunto costuma gerar bons insights. Isso gera engajamento com os funcionários e melhora o ambiente de trabalho.

Reforço positivo

Em algum nível mais ou menos elevado, estima-se que muitos estão em busca de reconhecimento. É do ser humano desejar ser valorizado pelo seu esforço. Isso se aplica nas mais variadas esferas da vida, inclusive no trabalho. Se um funcionário se compromete a realizar bem as suas funções e se propõe a superar expectativas, é importante motivá-lo com um reforço positivo, reconhecendo o seu empenho.

Além do feedback positivo vale aplicar ainda o construtivo, que visa engajar aquele funcionário que não está se esforçando tanto, mas que você sabe que tem potencial. Busque entender as dificuldades e ensinar caminhos para a melhoria, demonstrando através de exemplos quais as melhores condutas. Oferecer recompensas condicionadas ao atingimento de metas também motiva os funcionários a darem o melhor de si.

Oportunidades e boa infraestrutura

São passos básicos, mas que não custa reforçar, principalmente dadas as condições de muitas empresas que estão começando. Critérios de organização e estrutura organizacional são fundamentais e importantes para a manutenção de um bom ambiente de trabalho. Trabalhe para simplificar processos e oferecer todas as ferramentas necessárias para que o funcionário desempenhe seu papel da melhor maneira possível.

Além dos critérios técnicos, diferenciais como oportunidade de aprendizado e crescimento também são fatores que influenciam no engajamento e na produtividade da sua equipe. As melhores empresas oferecem planos de cargos e salários, trabalhando com base na meritocracia. Pesquisas periódicas de clima organizacional podem auxiliar no processo de mapear as reais necessidades da sua empresa.



Website: https://www.upgestao.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp