03/04/2023 às 17h29min - Atualizada em 04/04/2023 às 00h00min

Deputada Rosana Valle quer que brasileiros que vivem no Japão possam prestar o Enem

Parlamentar do PL-SP ainda almeja a flexibilização do visto para descendentes de japoneses; implantação da Casa Brasil no país asiático também faz parte das demandas que a congressista traz de recente missão oficial que fez ao Japão

SALA DA NOTÍCIA Simone Leone
Divulgação
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) quer que brasileiros e seus filhos que vivem no Japão tenham o direito de prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em território local. Demanda antiga do Conselho de Cidadãos do Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu, a medida possibilitaria a inclusão de brasileiros fora do País ao ensino superior nacional, uma vez que a distância e o custo dificultam o retorno de jovens estudantes ao Brasil para fazerem a prova.
Atualmente, Hamamatsu, cidade costeira em Honshu, principal ilha do Japão, abriga mais de 10 mil brasileiros e cerca de 30 mil trabalhadores em toda a jurisdição de Shizuoka. Em agenda oficial na Terra do Sol Nascente, Rosana acolheu a solicitação do Consulado Geral e, agora, já de volta ao Brasil, vai encaminhar a demanda ao Ministério da Educação (MEC). A ideia é cobrar do governo federal a criação de ferramentas que permitam o acesso ao Enem em solo japonês:
“Nosso objetivo é ampliar a relação entre os povos brasileiro e japonês e promover a cultura e os costumes típicos entre as nações. Isso inclui apoio educacional aos jovens brasileiros que têm interesse em ingressar no ensino superior no Brasil, mas que não têm como voltar ao País só para fazerem a prova - devido à distância, à logística complexa e ao custo. Defendemos que esses estudantes sejam submetidos ao Enem de uma forma digital, com todos os protocolos de segurança já utilizados no Brasil”.
Em agenda oficial no Japão, na última semana, a parlamentar tratou de outras demandas com autoridades locais e reiterou o compromisso de, junto à União, viabilizar demais projetos de interesse dos brasileiros que vivem no país asiático, como a instalação de uma Casa Cultural Brasileira - unidade de apoio e de disseminação da cultura nacional em território japonês.
A congressista também visitou o Canal Subterrâneo de Escoamento da Área Metropolitana, em Tóquio. Para Rosana, a estrutura pode servir de modelo para uma futura obra de drenagem na Baixada Santista, no estado de São Paulo, dando fim, assim, a enchentes como a que vitimou 70 pessoas em São Sebastião-SP e deixou um sem-número de feridos, desalojados e desabrigados, há pouco mais de um mês. A ideia é debater a viabilidade do projeto com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), dentro dos próximos dias.

Visto
Outra medida defendida por Rosana foi tratado com a deputada Obuchi Yuko, vice-presidente do grupo parlamentar Japão-Brasil. Na ocasião, a autoridade japonesa se comprometeu com a flexibilização do visto de entrada para a 4ª geração de descendentes de japoneses (yonseis).
“Cerca de 1 milhão de brasileiros enfrentam dificuldades na obtenção de visto de entrada no Japão. O fim da obrigatoriedade também é válido para japoneses que tentam acesso ao Brasil. Essa é uma pauta importante”, considera a congressista do PL.
Ainda em missão no Japão, Rosana teve audiência com a princesa imperial Kako, sobrinha do imperador japonês Naruhito e filha mais nova do príncipe herdeiro do Japão, Fumihito Akihito.

Parlamentares
A comitiva ao oriente contou com a presença de outros quatro parlamentares federais de outras regiões do Brasil, entre deputados e senadores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp